Texto por Félix Rode

Mais de 20 anos de liderança executiva, de produto, tecnologia e operações para companhias bancárias, de consultoria, serviços, viagens, industriais e e-commerce como o IBM, General Electric, Silvio Santos Group, Amadeus, BDO Directa Consulting, Iochpe-Maxion, B2W Inc, Viajanet e MaxMilhas (Startup do Ano 2017), atualmete, CTO na Sanar. Líder apaixonado e inspiracional com um talento para tecnologia, construção de relacionamentos, recrutamento e motivação de talentos, e com uma busca persistente por objetivos desafiadores.

 

Digitalização é transformar informações em estado natural, como por exemplo um som,  em formato digital… é como transformar fotos em arquivos jpeg,certo? Mas o que é Datafication então?O termo Datafication, que começa a aparecer como tendência,  é transformar processos analógicos e touchpoints de clientes ( por exemplo ) em formatos digitais gerando dados, muitos dados… de forma mais simples, coletando dados ou eventos em todas as aplicações ou seus produtos que rodam nos mais diversos tipos de equipamentos e devices. (incluindo nisso IoT ou internet das coisas)

Esses dados são armazenados em Datalakes de forma desestruturada e ficam em repouso esperando pela curiosidade dos cientistas de dados, analistas de BI ou qualquer um que tenha a iniciativa de querer entender o que acontece com os produtos e plataformas além do que a percepção e o olho humano conseguem reconhecer.Quando isso acontece temos uma explosão de descobertas, insights, questionamentos e começamos a guiar produtos e empresas por racionais suportados por dados… nada mais é feito sem consultar dados que suportem as decisões e mostrem de forma inequívoca quem são os clientes, o que fazem e o que querem… Teremos então a empresa Data-Driven. É incrível a velocidade que um produto pode gerar valor ao ser orientado por dados.

Se você está numa startup comece hoje mesmo a coletar dados e pensar seus produtos a partir deles… o que acha disso? Quero ouvir sua experiência!

About the Author

Casa Azul

Entre. Fique à vontade para moldar o mundo.

View All Articles