Mayrane é torcedora fanática do Fortaleza. (Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 19 de julho comemora-se o Dia Nacional do Futebol. Data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para homenagear o primeiro clube de futebol do País, o Sport Club Rio Grande.

O futebol foi trazido por um paulistano chamado Charles Miller, que completou seus estudos na Inglaterra e ao voltar para o Brasil, em 1849, trouxe consigo uma bola de futebol e toda a técnica do esporte que já era praticado na Europa, mais precisamente pelos ingleses. Apesar desta data, apenas em 1895 ocorreu a primeira partida oficial no país.

A partir daí o futebol se popularizou em todo o Brasil e, mesmo sendo, ainda, em sua maioria, um esporte masculino, as mulheres entram em campo e mostram sua paixão pelo futebol e pelo seu time do coração. Assim como Mayrane Martins, 23, torcedora fanática do Fortaleza Esporte Clube: “Eu sempre gostei de futebol e nunca imaginei que fosse possível amar tanto um time como eu amo o Fortaleza”.

Mayrane vai a todos os jogos que pode do Fortaleza desde 2013, quando começou a frequentar o estádio para a companhar o Tricolor e diz que já deixou de ir à “festas, cinema e shopping” com amigos pelo futebol. “os homens não entendem que somos igual a eles, que no estádio somos torcedores e xingamos, gritamos, pulamos e torcemos igualmente”, conclui.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles