(Foto: Reprodução)

O Mundial de Jovens de Atletismo Paralímpico que é organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), terá o Brasil representado por dez jovens paratletas, a partir desta quinta-feira, 3.

Esta primeira edição da competição contará com 275  participantes de 41 países, entre 14 e 19 anos, e será realizada na pista do Sport Arena, em Nottwil, na Suíça. A instalação é sede anualmente de uma das mais tradicionais etapas do Grand Prix da modalidade.

 

A delegação brasileira é formada com base na aproximação dos índices classificatórios para o Mundial Adulto da modalidade, disputado há duas semanas, em Londres. Nomes como o do pernambucano Jeohsah Bezerra, sexto colocado no salto em altura T44 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, com apenas 17 anos, e da gaúcha Suelen Marcheski, que participou do Parapan de Toronto, em 2015, são mais experientes do time.

 

“Esta será a primeira edição do Mundial de Jovens e será bastante interessante para observarmos os nossos atletas mais novos, uma vez que temos um planejamento voltado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ainda será de grande valia para ficarmos de olho em como os outros países se comportarão na Suíça”, disse Ricardo Melo, coordenador-técnico do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

Os atletas serão separados em duas categorias: de 14 a 17 anos e de 18 a 19 anos. Três brasileiros competem já no dia de abertura do evento. Suelen Marcheski correrá os 200m T35-38 (paralisados cerebrais), mesma prova que Lucas Damasceno participará, mas entre os homens. Gustavo Henrique de Oliveira tentará ir ao pódio no salto em distância T20 (atletas com deficiência intelectual).

 

 

JOVENS ATLETAS PARALÍMPICOS CONVOCADOS
GABRIELA MENDONCA FERREIRA – SESI-SP
JOEFERSON MARINHO DE OLIVEIRA – FUNAD
PA BLO FABRICIO FURLAN – FUNDESPORT
LUCAS SOUSA PEREIRA – APBS
SUELEN MARCHESKI DE OLIVEIRA – AFADEFI
SAMUEL ECKERT DE SOUZA – SESI-SP
GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA DIAS – AMEI
THOMAZ RUAN DE MORAES – JUNDIAÍ
JEOHSAH BEZERRA DOS SANTOS – AAPPD-PE
LUCAS VINICIUS MAGALHAES DAMASCENO – CERPARAOLÍMPICO

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles