Aline é a primeira mulher brasileira a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno (Foto: Divulgação/CPB)

Primeira mulher brasileira classificada para os Jogos Paralímpicos de Inverno, PyeongChang 2018, na Coreia do Sul, Aline Rocha, 26, faz história ao ser a primeira mulher do País que marcará presença em Jogos de Inverno.

A brasileira ficou na 15° posição nas provas sprint e distance 5km. No entanto, como o que mais conta na avaliação é o percentual de aproximação da campeã da prova, ela melhorou significativamente seu desempenho e fez as duas provas abaixo do índice exigido (180 pontos).

Há um ano competindo na neve, a atleta nascida em Pinhão entrou no universo paralímpico por meio do atletismo. Aline começou a praticar corrida em cadeira de rodas (classe T54) quatro anos após ter sofrido um acidente de carro que lhe causou uma lesão medular e a perda dos movimentos das pernas.

Em 2016, a recordista em diferentes distâncias e tetracampeã da Corrida de São Silvestre conseguiu a classificação inédita para os Jogos Paralímpicos do Rio. Ainda no mesmo ano, conheceu de perto o esqui cross-country e logo foi para a Europa para se condicionar para competições na neve.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles