VAR foi utilizado em 58 checagens nos oito jogos das quartas de final (Foto: Leandro Lopes / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos mandos de campo dos jogos da Copa do Brasil nesta quarta-feira, 22, e divulgou um balanço do Árbitro de Vídeo (VAR), implantado nas quartas de finais da competição. Além disso, a CBF garantiu que o VAR seria utilizado também nas semifinais da Copa do Brasil.

De acordo com dados divulgados, as oito partidas que contaram com este recurso tiveram um total 58 checagens, com média de 7,25 por jogo. Estes números foram comparados com outras duas competições que também utilizaram o VAR, a Copa do Mundo e o Campeonato Alemão.

Mesmo ressaltando o número bastante inferior de jogos, na comparação o torneio brasileiro teve um maior tempo de bola rolando, com uma média de 57 minutos e 29 segundos por partida, enquanto a Copa do Mundo da Rússia teve 56 minutos e 55 segundos e o Campeonato Alemão 57 minutos e três segundos.

Dessas 58 checagens, a CBF divulgou que 22 foram para possíveis cartões vermelhos, 20 sobre pênaltis, 13 sobre gols, além de três oportunidades para checagem de erros de identificação, resultado em duas revisões diretas em lances.

Além disso, as checagens do VAR tiveram uma média de um minuto e 18 segundos por checagem, equivalente a apenas 1,3% do tempo total das partidas. As análises sem impacto, que não têm comunicação com o árbitro, tiveram em torno de 31 segundos. Nas situações em que houve conversa com o campo, o tempo aumentou em três segundos.

 

Com informações Gazeta Esportiva

Tagged in:
, ,

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles