(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 6, a série documental Exponencial fala sobre esportes. No episódio inédito serão discutidos os desafios de um universo tão ligado aos avanços tecnológicos e como essa evolução ocorreu em diversas modalidades esportivas. Com exibição na TV Cultura, o programa vai ao ar às 20h30min.

A edição comenta sobre como esses avanços impactam a vida dos atletas profissionais e praticantes de atividades físicas – seja nos acessórios, tecidos, veículos e até nas próteses – e sobre a segurança promovida a partir dessas inovações: as práticas e treinos esportivos se tornam mais seguros, o que é um grande benefício. Porém, também é explorado como a indústria dos e-Sports, os esportes eletrônicos, lucram com as tecnologias em seus produtos.

Indo além, é mostrado como a análise de dados influencia a performance e a gestão das informações, que são decisivas para orientar novas estratégias nas competições. Um exemplo é a Copa do Mundo no Qatar, a mais tecnológica de todas até então, com ferramentas inéditas como a “ball connected”, usada na bola oficial para fornecer à equipe do VAR dados para suporte em tempo real.

Para uma discussão aprofundada sobre estas questões, a edição recebe grandes estrelas do esporte como: Felipe Massa, um dos mais reconhecidos automobilistas do mundo; os ginastas e medalhistas olímpicos Rebeca Andrade e Mateus Nory; as atletas da Seleção Brasileira Feminina de Rugby Mariana Nicolau e Raquel Kochhann; o atleta paralímpico Edson Perna; Diego Antunes do Amaral, atleta de eSports da Loud; e Filipe Ranger Brombila, cyber atleta. O programa também conta com Gabi Agustini como consultora de inovação.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles