Seleção brasileira feminina vence amistoso contra a Alemanha, em último jogo antes da estreia da Copa do Mundo. (Foto: Divulgação/CBF)

O ano de 2023 será importante para o futebol feminino pois será realizada a Copa do Mundo de futebol Feminino. Neste ano, as jogadoras de 32 seleções vão buscar o título do principal torneio de futebol mundial. A seleção brasileira de futebol feminino vai em busca do seu primeiro título.

A Copa do Mundo Feminina conta com 32 seleções pela primeira vez na história. Em 1991, o torneio foi criado com 12 times na disputa. Em 1999, nos Estados Unidos, o número subiu para 16. Já na edição de 2015, no Canadá, foram 24 times para campo.

Esta é a nona edição do torneio. Atuais bicampeões, os Estados Unidos são os principais vencedores, com quatro títulos (1991, 1999, 2015 e 2019). A Alemanha levantou o troféu em duas oportunidades (2003 e 2007), a última delas superando o Brasil na decisão. A Noruega venceu em 1995 e o Japão, em 2011.

Onde será a Copa do Mundo Feminina em 2023?

Os países-sede do Mundial Feminino serão Austrália e Nova Zelândia.

Copa do Mundo Feminina: quando começa e quando termina?

A partida de abertura do Mundial será no dia 20 de julho de 2023, com o duelo entre Nova Zelândia e Noruega. Já a grande final está agendada para 20 de agosto de 2023.

Qual será o formato da Copa do Mundo Feminina?

A Copa do Mundo Feminina de 2023 será a primeira com 32 seleções e já é considerada a maior de todos os tempos. O formato será igual ao torneio masculino: oito grupos de quatro países, com os dois primeiros se classificando para o mata-mata.

Quando o Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina?

A Seleção Brasileira está no grupo F com França, Jamaica e Panamá. A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage realizou o último amistoso antes do Mundial no dia 11 de abril, com vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha.

O Brasil fará sua estreia no dia 24 de julho, às 8 horas, contra o Panamá. O jogo da segunda rodada será contra a França, no dia 29 de julho, às 7 horas, em Brisbane. O último jogo da fase de grupos será contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7 horas.

Quais são os países classificados para a Copa do Mundo Feminina 2023?

Os países classificados para a Copa do Mundo 2023 são: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Suíça, Austrália, Irlanda, Nigéria, Canadá, Espanha, Croácia, Zâmbia, Japão, Inglaterra, Haiti, Dinamarca, China, Estados Unidos, Vietnã, Holanda, Portugal, França, Jamaica, Brasil, Panamá, Suécia, África do Sul, Itália, Argentina, Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul

Confira a divisão por grupos:

Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça
Grupo B: Austrália, Irlanda. Nigéria e Canadá
Grupo C: Espanha, Croácia, Zâmbia e Japão
Grupo D: Inglaterra, playoff B Haiti, Dinamarca e China
Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e  Portugal
Grupo F: França, Jamaica, Brasil e Panamá
Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina
Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles