Sua majestade  Pelé, o rei do futebol, perdeu um pouco de sua nobreza ao classificar a morte do jovem Fabio da Cruz no último dia 29, enquanto montava arquibancadas no Itaquerão, como  algo “normal”, “coisa da vida”. A morte do  trabalhador  não mancha a imagem do país no exterior  tanto quanto o caos nos aeroportos, segundo Pelé.  

Pelé - Ancoradouro

Para Pelé morte de operário em estádio foi “coisa da vida”.

O que aconteceu no Itaquerão, o acidente, isso é normal, é coisa da vida. Pode acontecer. Isso aí eu não acredito que assuste, mas a maneira que está sendo administrada, a entrada e saída dos aeroportos, eu acho que isso é uma coisa que está preocupando”, disse Pelé.

Os operários que estão trabalhando horas intermináveis para conclusão dos estádios que se lixem. Pelé não se preocupa com a segurança no trabalho destes “peões”.  Sua preocupação é com aquilo que realmente pode manchar a imagem do Brasil: o caos nos aeroportos.Mal sabe o rei que  sua opinião infeliz é uma mancha para o país. Ela foi repercutida através das principais agências de notícias do mundo.

Esta não foi a primeira vez que Pelé fez uma declaração infeliz relacionada à Copa do Mundo no Brasil.  No início do ano, de Paris, enquanto acompanhava um tour da FIFA como embaixador da Coca Cola o Rei disparou contra as manifestações no país: “– Como brasileiro, eu fico triste. Temos duas grandes oportunidades de mostrar nosso país ao mundo com a Copa e os Jogos Olímpicos (em 2016 no Rio de Janeiro). É uma oportunidade para o país ganhar dinheiro, de desenvolver o turismo e é importante que as manifestações não estraguem tudo isso, então vamos trabalhar duro “.

Mas por que Pelé tem tanto interesse na Copa? Certamente não é apenas por patriotismo, bairrismo, amor ao futebol. Não, não. Pelé fatura muito com o mundial. Milhões. Segundo reportagem no portal ESPN “com exceção de Neymar, ninguém que já jogou bola com a camisa da seleção vai faturar tanto com o evento como Pelé”. Os contratos do Rei, em dezembro de 2013 chegavam a R$ 70 milhões. Quanto mais próximo do mundial mais fatura Pelé.

A depender do pensamento do Rei do Futebol outras mortes de operários podem vir a acontecer, mas o que será anormal mesmo é o caos nos aeroportos.

O Rei fez declaração de bobo.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles