Notícia plugada da Agência AciDigital –

O Pontifício Conselho para a Cultura lançou uma iniciativa que busca unir todo o mundo em uma pausa na violência e alentar a paz, especialmente nos países aonde há guerra ou conflito, pedindo de forma especial um momento de silêncio durante a final da Copa do Mundo no domingo 13 de julho entre as seleções da Argentina e da Alemanha.

pauseoracao

Os esportes nasceram ao redor de festividades religiosas. Os eventos esportivos eram momentos de paz quando as guerras cessavam, um momento para a trégua olímpica”, explicou À CNA –agencia irmã em inglês do grupoACI– Monsenhor Melchor Sánchez de Toca y Alameda, Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura e encarregado da seção de cultura e esporte, ao lançar a campanha neste 10 de julho.

“Por que não para a Taça Mundial (de futebol)? por que não uma pausa, um momento de silêncio, uma trégua pela paz?” questionou, recordando que no mundo antigo essas pausas se davam para que os atletas, os artistas e suas famílias pudessem viajar com segurança e tranquilidade para participar das olimpíadas; e para que logo tivessem um retorno seguro a seus lugares de origem.

Richard Rouse, membro do Pontifício Conselho para a Cultura, disse que a iniciativa que foi lançada no perfil da rede social Facebook do dicastério vaticano, é “um chamado à paz”.

“É simplesmente o que diz ser. É uma frase singela e única: vivemos em uma era de simplicidade, não necessitamos grandes discursos para estabelecer um ponto. Só queremos paz, tão simples quanto isso”, indicou.

Sobre as razões que impulsionam esta iniciativa, Rouse disse que “todo o mundo estará atento a esta importante partida e pensamos que seria uma boa oportunidade para tomar um momento, 30 segundos ou um minuto, para recordar a todos os que estão sofrendo nas guerras a nosso redor”.

“Esta pausa poderia ser ao começo do jogo, na metade ou em qualquer momento”, afirmou, e acrescentou que “deixaremos que isso o decidam os organizadores para haja um momento para pedir pela paz em meio de tantos conflitos”.

O Pontifício Conselho para a Cultura promove esta iniciativa, também no twitter, com a hashtag #PAUSEforPeace.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles