Os 40 anos da Renovação Carismática Católica do Ceará foram celebrados durante sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (03/07), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB).

Francisco Ferreira, coordenador estadual da RCC.

Francisco Ferreira, coordenador estadual da RCC.

O parlamentar afirmou que a RCC é um dos maiores exemplos de renovação carismática da Igreja Católica. Para Carlos Matos, a igreja necessita de movimentos como esse para manter vivo o projeto de Cristo. “A renovação não é uma palavra que vem por acaso. Deus, para manter vivo o seu projeto para o bem do povo, renova todas as coisas”, disse.

Já o presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica no Ceará, Francisco de Sousa Ferreira, agradeceu a homenagem e afirmou que a experiência com Deus torna as pessoas melhores. “Estamos dando uma contribuição para uma sociedade mais justa, e essa homenagem dá uma visibilidade ao movimento, por tudo que ele tem feito ao longo desses anos”, ressaltou.

O fundador e moderador da Comunidade Católica Shalom – que nasceu na RCC – Moysés Louro de Azevedo Filho, afirmou que “a renovação é uma resposta do espírito às necessidades do mundo de hoje”.

Durante o evento, foram homenageados, com placas comemorativas, o presidente do Conselho Estadual da RCC, Francisco de Sousa Ferreira; a ex-coordenadora da RCC, Maria Emmir Nogueira; os fundadores da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib; da Comunidade Shalom, Moisés Louro de Azevedo Filho, e da Associação do Senhor Jesus (ASJ), padre Eduardo Dougherty. Além deles, também receberam homenagens, “in memorian”, os padres Felipe Prévost e Caetano Minette de Tillese.

Os deputados Sérgio Aguiar (Pros) e Walter Cavalcante (PMDB); o secretário executivo da Regional IV, Paulo Mindêllo; a desembargadora Maria Estela Aragão; familiares dos homenageados, além de membros de diversas comunidades católicas prestigiaram o evento.

A RCC teve origem, no Brasil, na cidade de Campinas (SP), expandindo-se rapidamente até chegar a todos os estados brasileiros. Atualmente, a RCC encontra-se presente em todos os estados brasileiros, tendo iniciado os trabalhos no Ceará em 1975, com a realização do primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo.

Fonte: Portal da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles