O frade capuchinho, conhecido carinhosamente por Frei Robertinho ,fez sua páscoa nesta segunda-feira, dia 18, às 15, em sua residência , a Cúria Provincial dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, localizada no Centro de Fortaleza, ao lado do Santuário Coração de Jesus. Ainda não foram dadas informações sobre os funerais.

Frade faleceu de causas naturais.

Algumas imagens de Frei Robertinho viralizaram na internet como ele, mesmo com a elevada idade, fazendo genuflexão para o Santíssimo Sacramento, abençoando um policial militar no hospital e cantando a música “barca de Jesus”, a sua preferida. Em setembro , Frei Robertinho completaria 100 anos de idade.

Mais sobre Frei Roberto (Texto de Jarison Brito para o Ancoradouro)

Frei Roberto: 69 anos de sacerdócio.
Frei Roberto: 69 anos de sacerdócio.

Maracanaú  é uma terra abençoada , de onde  homens tementes foram suscitados por Deus para o seu serviço. Juari Magalhães de Sousa é um deles, mais conhecido como  Frei Roberto.

Frei Roberto, filho do casal José Joaquim de Souza e a senhora Joana Magalhães de Sousa, nasceu em 10 de setembro de 1920.

Frei Roberto é frade Capuchinho. Foto: Joca de Deus é Pai.

Ingressou no convento dos Capuchinhos, com a aprovação dos pais, em 1934, quando tinha apenas 14 anos. Em 1938, fez o noviciado em Esplanada na Bahia. A profissão simples foi no ano seguinte. Era a marca da entrada na Ordem dos Capuchinhos.Daí em diante Frei Roberto  ajudou muitas pessoas  a descobrirem seu caminho.

Em 1942, em São Luís (MA), a Ordem acolhe seus votos solenes. É uma data marcante para o religioso. Neste período, cursa filosofia e teologia. Outra data importante foi sua ordenação presbiteral: 1º de outubro de 1944, no Santuário Coração de Jesus, em Fortaleza.

Frei Roberto atendendo confissões durante a Caminhada Penitencial.

Frei Roberto ao londo de sua vida religiosa foi assistente no seminário menor em 1945, professor de filosofia durante vários períodos entre os anos 1946-1969, em Guaramiranga e em Fortaleza, diretor dos estudantes de filosofia em Guaramiranga e do curso científico, em Parnaíba. Foi vigário paroquial em Parnaíba, Luís Correia, Teresina, Minerolândia, Mombaça e Guaramiranga. Foi ainda pároco e guardião em várias casas, reitor do santuário S. Francisco das Chagas e diretor do Colégio São Francisco em Juazeiro, e chegou a passar um breve período como missionário em Angola – África.

Missa em Ação de Graças pela vida de Frei Roberto em Maracanaú.
Missa em Ação de Graças pela vida de Frei Roberto em Maracanaú.

Hoje, o dom da longevidade, da vitalidade e da simplicidade permanecem constantes em Frei Roberto, sinal da presença de Deus em sua vida e da fidelidade deste mesmo Deus, que concede suas graças generosamente a quem quer.

Frei Roberto entre nós, hoje, nos ajuda a perceber qual o perfil de um cristão capuchinho. Apesar de sua idade, mantém lucidamente uma compreensão bem atualizada da vivência do carisma.

Bendito seja Deus para sempre pelo dom de sua vida!

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles