Artesanato da Mente

A lição dos degraus da escada

109 4

 

Escadas são objetos muito interessantes e possuem diversas simbologias diferentes, até mesmo simbologias sexuais sabia disso? Pela teoria da interpretação de sonhos de Sigmund Freud ele comprovou por exemplos clínicos que quem sonha subindo e descendo escadas, em muitos casos o seu real desejo é de ter um ato sexual! Já pensou? Eu acho as teorias freudianas muito interessantes e aplicáveis na nossa vida.

Mas uma das melhores simbologias que vejo nas escadas é sobre o processo do CRESCIMENTO HUMANO. Para que a gente evolua, é preciso subir degrau a degrau essa escada da vida! Farei uma breve reflexão sobre isso a partir de uma inspiradora frase atribuída a Thomas Huxley, que foi um biólogo britânico do século XIX. Veja só…

****************

“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.”
Thomas Huxley

****************

É possível levantar diversas reflexões a partir dessas poucas palavras. Pense comigo! Quando estamos subindo alguma escada colocamos um pé enquanto vamos subindo o próximo para o degrau superior. Nesse processo fazemos um esforço para vencer a força da gravidade que nos empurra pra baixo.

Enquanto estamos levantando o pé, o degrau atual assegura que estejamos nele durante o tempo de subida para o próximo degrau. Na vida acontece a mesma coisa! Só é possível alcançar o degrau superior depois que tivermos vivenciado tudo aquilo que precisávamos vivenciar no degrau atual.

Essa elevação de degraus é a elevação da nossa consciência e da nossa própria maturidade na vida!

É mais ou menos assim, os primeiros degraus representam aquilo que vivenciamos na infância. Temos diversas experiências, mas aos poucos vai surgindo o desejo de ir além, de enxergar um pouco mais e tentar algo mais difícil.

Se permanecermos no mesmo degrau ficaremos estagnados pra sempre como crianças infantis e não poderemos ver além!

Mas nessa hora vem as dificuldades da vida que são representadas pela força da gravidade! Mas ao mesmo tempo percebemos o quanto vale a pena subir essas escadas. Veja que legal! Ao subirmos, a vista de longe vai ficando mais e mais bonita. Passamos a ver com muito mais detalhes os arredores. E não para por aí! Além disso tem também a nossa musculatura e condicionamento físico que vai sendo fortalecido na subida.

Esse fortalecimento dos músculos representa o nosso fortalecimento interno que vem a partir das vivências, dos sofrimentos superados, dos desafios vencidos etc.

E se levarmos essa simbologia mais além, pensando por exemplo na subida de uma montanha. Tem a dificuldade do ar rarefeito acrescentada!

Pense agora nos grandes montanhistas! Eles passam anos se preparando para subirem montanhas cada vez mais altas e íngremes. Eles fazem tudo isso pelo prazer de superarem a si mesmos! Enquanto eles estão se adaptando para subirem um pouco mais, eles permanecem no mesmo degrau onde estavam, para prepararem o corpo para uma dificuldade maior.

Percebe como é interessante a simbologia da escada para representar onde nós estamos agora e também a possibilidade de irmos além?

Nessa hora eu lhe questiono? Onde você está nessa escada evolutiva? Qual é o tamanho do seu desejo por subir esses degraus de consciência? Será que você não está a tempo demais parado no mesmo degrau da escada? Ou seja, talvez o comodismo esteja batendo forte na sua porta…

São tantas as reflexões e possibilidades…

Que você procure subir essas escadas para além das expectativas! Saiba que podemos subir para os graus mais elevados, vai depender da nossa vontade e da nossa preparação para melhorarmos o nosso condicionamento emocional e psicológico! Fortaleça sua mente e seu coração através do autoconhecimento! Assim, você conseguirá alcançar esses degraus mais elevados! Esse é o caminho que estou procurando trilhar e desejo o mesmo para você que me lê agora…

Paz e luz…

Recomendado para você