A cultura brasileira está cada dia mais impregnada de expressões idiomáticas, principalmente as que vêm do inglês, e uma que replicamos o tempo todo são os tais dos spoilers.

Muitos não sabem o significado dessa palavra. Vamos lá então! Ela deriva do verbo spoil, que significa estragar, e o sufixo “er” é utilizado amplamente no inglês como sendo a profissão de alguém, por exemplo: teacher, lawyer, banker, waiter, manager etc. etc.

Ou seja, spoiler é como se fosse uma pessoa “estragadora”. Levando para o dia a dia, seria a pessoa “estraga prazeres” digamos assim!

Essa palavra é bastante utilizada no cinema, em que as pessoas dizem os finais dos filmes ou das séries muito antes que os amigos tenham assistido a eles!

Isso é algo muito chato, a pessoa perde todo o entusiasmo por assistir aos filmes e séries porque, afinal de contas, ela já sabe qual vai ser o final não é mesmo?

Agora que você já entendeu o que significa essa palavra, quero lhe levar a refletir sobre ela levando para a vida!

Tive esse insight de repente refletindo sobre essa palavra. Existem muitas, mas muitas pessoas que tem um verdadeiro vício de darem spoilers nas suas vidas. É como se elas tivessem bolas de cristal para adivinharem o futuro das outras.

Quero a partir desse breve texto lhe alertar para que você não seja uma dessas pessoas!

Existem “n” formas de alguém dar spoiler na vida dos outros, e o pior é que na maioria das vezes, elas fazem isso na melhor das intenções. Mas mesmo assim, é preciso estar muito atento para não se deixar levar por essas pessoas.

Um exemplo clássico de pessoas spoilers são algumas que trabalham como cartomantes, tarólogas ou astrólogas. Quero de antemão dizer que não critico as pessoas que trabalham com isso, até porque muitos dos conhecimentos dessas áreas são cientificamente analisados e tem de fato uma eficácia enorme.

Estou apenas alertando que existe nesse meio muita gente charlatã, que se aproveita da inocência das pessoas para ganhar dinheiro fazendo adivinhações do futuro. Nessa hora, algo muito perigoso pode acontecer e de fato acontece. Essas pessoas que procuram esses serviços ficam CONDICIONADAS.

Se dizem por exemplo que você vai ganhar muito dinheiro e se tornar famosa, você pensa que isso é uma verdade absoluta e cria uma ilusão que quase sempre termina em decepções e frustrações. Ou então dizem que o amor da sua vida vai surgir dentro de 2 meses, então passa 1 ano e você continua solteira. São essas coisas que estou alertando aqui!

Não tem como a gente saber como será o futuro, ninguém tem esse poder de determinar o futuro. Quem tem essa ilusão certamente é alguém com uma prepotência que beira o absurdo.

Quem nunca escutou essa frase que deveria ser um mantra na vida de todos nós não é mesmo? A VIDA TEM SURPRESAS.

Grave isso no fundo da sua mente e do seu coração! A vida tem surpresas, e nelas estão incluídas as boas e as ruins!

Muitas vezes pensamos que tudo irá desmoronar e de repente você é promovido na empresa, alguém surge pra fazer sua vida se tornar um mar de rosas etc. Outras vezes pensamos que algo será a coisa mais simples e rápida do mundo, mas faz a gente se estressar e passar noites em claro até que se resolva! Essas são as surpresas que a vida nos apresenta o tempo todo.

Então voltando aos spoilers. Procure olhar para a sua vida com muita atenção e com um pouco mais de sabedoria e saiba que querer determinar algo do futuro de outra pessoa se chama INTROMISSÃO, temática que dediquei um texto inteiro só para aprofundá-la, tamanha a sua importância! (Você pode ler esse texto clicando aqui).

Acredite! Cada pessoa está vivendo nesse momento exatamente aquilo que ela precisa viver. Se você, seja pelo motivo que for, sabe ou intui que algo pode dar errado na vida dela ou que ela vai sofrer com as decisões tomadas, sendo bem direto! FIQUE NA SUA! Não dê spoilers na sua vida, porque no final as coisas podem se desenrolar de forma absolutamente diferente do que você pensou, e talvez sejam bem melhores do que o cenário que você criou na sua cabeça!

Outro exemplo bem interessante são dos pais em relação aos filhos. Pela experiência de vida, muitas vezes eles acabam dando spoilers para os filhos, dizendo: “Filho(a), não faça isso, porque se você fizer vai acontecer aquilo…”. E não é que acontece mesmo? Mais uma vez aqui temos uma espécie de condicionamento, no qual os filhos ficam mesmo influenciados pelo que os pais dizem.

Só nesse ponto já poderia escrever um novo texto cheio de aprofundamentos, mas quero apenas levantar esse pensamento. Às vezes, é melhor não dizer aos filhos que eles vão se dar mal com as suas escolhas, porque isso pode ajudar no amadurecimento deles entende? Nós aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos!

Quero deixar claro que não estou incentivando a permissividade total, porque isso é pura irresponsabilidade! É preciso sim orientar, falar sobre o que pode causar impactos negativos na vida, ensinar sobre a importância das escolhas etc. Mas é preciso deixar que os filhos vivam suas próprias vidas e tenham as próprias experiências, para aprender com elas e desta forma irem se tornando mais conscientes de si mesmos, do mundo e das pessoas!

Há muito mais a ser falado sobre isso, mas deixo as reflexões com você agora! Fique à vontade para comentar sobre spoilers que você já deu ou que já deram na sua vida! Ampliar essa reflexão é algo que pode beneficiar a todos os leitores!

Paz e luz.

 

 

 

 

Tagged in:

,

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles