2202es0610

Brasileiro Lyoto Machida quer a vitória para disputar o cinturão da categoria (Divulgação / UFC)

O Ultimate Fighting Championship (UFC) vem fazendo de 2013 um ano de feitos inéditos. Depois de atender ao pedido dos fãs e criar oficialmente um ranking de todos os lutadores, a entidade promove amanhã a sua primeira luta feminina: Ronda Rousey x Liz Carmouche, pelo cinturão dos galos. Como se não bastasse, está reservada a luta co-principal do UFC 157 é especial: o norte-americano Dan Henderson e o brasileiro Lyoto Machida se enfrentam para decidir quem disputa o cinturão dos meio pesados.

Dentro da categoria, Henderson e Lyoto são os lutadores que mais tem chances de disputar o cinturão. Ambos vêm de vitória e são considerados atletas top de MMA. Por isso, Dana White decidiu por um tira-teima entre os dois para definir quem ganha a oportunidade contra o atual campeão Jon Jones.

Os fortes

Lyoto Machida é ex-campeão dos meio pesados. O brasileiro tem 18 vitórias e 3 derrotas no currículo. Na sua última luta, em agosto de2012, derrotou o norte-americano Ryan Bader com nocaute no segundo round. Aos 34 anos, Lyoto quer a vitória que o levará a lutar pelo cinturão. “Eu acho que quem ganhar, eu ou Dan Henderson, merece ter uma chance de disputar o título”.

Aos 42 anos, o experiente Henderson foi campeão do Strikeforce e também do Pride em duas categorias diferentes. Fez lutas memoráveis contra o russo Fedor Emelianenko e os brasileiros Anderson Silva e Shogun Rua. Em setembro de 2012, o UFC agendou o combate entre Hendo e Jones pelo cinturão da categoria, mas uma lesão no joelho direito acabou com o sonho do veterano.

Hendo tem 29 vitórias na carreira e disse que “o plano é nocautear Lyoto”. Juntos, Henderson e Lyoto acumulam 58 lutas de MMA, muitas memoráveis. E, juntos, farão aquilo que os fãs esperam: mais uma luta para entrar na história do UFC.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles