Educação

Novas habilidades na grade curricular enriquecem formação

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Ao perceber que, apesar de bem inteligentes, muitos alunos saíam do colégio Pensi sem ter desenvolvido sua inteligência emocional, a instituição resolveu inserir na grade curricular do Ensino Fundamental a aula Habilidades de Vida, que trabalha as competências socioemocionais como perseverança, pró-atividade, pensamento crítico, curiosidade, colaboração e comunicação. A

instituição é uma das que têm investido em disciplinas alternativas para acrescentar na formação do estudante. As aulas de Habilidades de Vida são coletivas e individuais, e o aluno é estimulado a construir o pensamento a todo momento. São desenvolvidos projetos em grupo em que são introduzidas e analisadas questões do cotidiano. As aulas também costumam envolver atividades de outras disciplinas e buscam maneiras mais atraentes de ensinar conteúdos tradicionais.

“Vimos que muitos alunos chegavam a entrevistas de emprego e ficavam tímidos e travados e que precisávamos desenvolver mais esse lado emocional. Por isso, os alunos do 6º ao 8º ano passaram a ter essa disciplina em suas grades curriculares. Buscamos estimular a curiosidade e a colaboração entre os alunos. No 9º ano, as aulas são ministradas pelo Professor de Filosofia”, explica Bruna Lobo, coordenadora do Ensino fundamental.

No Centro Educacional de Niterói, os alunos de 1º e 2º ano do Ensino médio tiveram aulas de química ambiental acrescentadas, este ano, à sua grade curricular. A novidade surgiu após o corpo docente perceber que os estudantes enfrentam dificuldades na prova de ciências da natureza do Enem. “O exame é bastante contextualizado e aborda diversos assuntos. A prova de ciências da natureza trabalha o conteúdo ambiental, fala sobre queima de combustíveis fósseis, poluição de água e solo.

Nos livros do Ensino médio não há um capítulo específico sobre química ambiental, daí a dificuldade dos estudantes. Em uma reunião no ano passado, criamos essa disciplin