20141221_135909

 

Olá meus caros leitores, como vão? Em meio à notícias ruins venho aqui sugerir uma ótima  dica de leitura para vocês. É o livro FIM, da Fernanda Torres, que além do cinema, do teatro e da televisão chega ao mundo literário com uma obra bem bacana, interessante e fácil de ler. Foi outra recomendação de um amigo que fez eu pegar este livro. Peguei a onda e não me arrependi! hahaha

Fernanda conta a estória de cinco amigos: Álvaro, Sílvio, Neto,Ribeiro e Ciro. Eles se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais, brigas, orgias, bebidas e por aí vai… o livro relata a morte de cada um. Os personagens são bem característicos , adjetivados e distintos, ligados pela morte. Na verdade, os capítulos do livro são narrados em primeira pessoa pelos cinco amigos no dia do falecimento de cada um. Em seguida a narração passa para outros personagens relacionados com aquele que acabou de falecer (parece confuso, mas não é, deixa o livro bem dinâmico). Esses outros personagens são suas esposas, que contam as suas versões da história.

20141221_135841

As aventuras dos amigos acontecem no Rio de Janeiro, durante as décadas de 1960 e 1970, construindo um belo pano de fundo, onde as drogas, a Glória, a praia, o carnaval, a esbórnia e Copacabana unem os cinco amigos, narrando tudo até os seus últimos momentos de vida.

2014-01-25 09.34.43
A escrita dela é maravilhosa, contagiante e divertida, relata a morte sem ser artificial, não deixando o livro com um ar de luto e sim bem divertido.A história prende o leitor da primeira a última página, tem um certo humor carioca, uma vadiagem masculina, que volta e meia é trágica.
O fim do “Fim”, apesar de toda a sua ironia e de suas partes engraçadíssimas, é melancólico e tem aquele clima meio triste de fim de festa… como a vida costuma ter.
Vale muito a pena fazer esta leitura. Recomendo demais! #ficaadica

 

Texto e Imagens: Eduardo Sousa