Atualmente, existem no Brasil 8,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos de idade, representando 5,2% da população total. Daqui a 25 anos, esse segmento deverá se multiplicar em mais de 150%, atingindo cerca de 22,9 milhões de indivíduos. Já o número de idosos com mais de 80 anos triplicará, saltando de 1,3 milhão, hoje, para 4,5 milhões.

Com o envelhecimento da população brasileira, instituições como a Santa Casa de Maceió já se preparam para prestar um serviço mais focado neste público. Por isso, a Gerência de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Gerência de Riscos e Assistência Hospitalar e os Serviços de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social realizam no dia 1º de outubro o I Simpósio de Assistência Multiprofissional ao Paciente Idoso Cirúrgico da Santa Casa de Maceió.

O evento será realizado no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió e se destina a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, fonoterapeutas e outros profissionais da área de saúde interessados no tema.

Segundo o pesquisador e professor Mário Jucá, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, o encontro discutirá a prática pré, trans e pós operatória dos pacientes idosos atendidos no centro cirúrgico pelo SUS. Com carga horária de 4 horas e apenas 40 vagas disponíveis, o simpósio é aberto à comunidade e tem investimento de 30 reais para profissionais, 20 reais para estudantes e 20 reais para profissionais da Santa Casa.

O simpósio será aberto às 9 horas com a palestra do cirurgião Mário Jucá sobre o tema “Abordagem Pré-operatória: O que Muda no Idoso?”. Na sequência, o médico Oswaldo Liberal falará sobre o pós-operatório. Uma mesa redonda com profissionais de diversas áreas fechará a discussão sobre a importância da abordagem multiprofissional ao paciente idoso cirúrgico.

Na programação estão previstas palestras sobre Nutrição: Influência das alterações fisiológicas sobre o estado nutricional nos idosos (Ana Monique David); Psicologia: Intervenção psicológica ao paciente idoso cirúrgico (Rosa Carla de Mendonça Melo Lôbo); Enfermagem: Cuidados de enfermagem no paciente idoso cirúrgico (Enfermeiro Jorge Acioli de Melo); Fisioterapia: Atenção fisioterapêutica ao idoso submetido à cirurgia (Felipe Rebêlo/Elenildo Aquino); Serviço Social: Intervenção Social ao usuário idoso cirúrgico (Clara Soares da Costa).

Também participarão das discussões de casos clínicos Herman Heich (Enfermeiro); Kelly Cristine Costa (Psicóloga); Maria Lucia da Silva (Assistente Social); Martha Pontes de Miranda Brandão (Psicóloga) e Michelle Matias Lopes de Lima (Nutricionista).

O cirurgião Mário Jucá informou ainda que o resultado financeiro do curso, obtido com as inscrições, será revertido para equipar o setor de pequenas cirurgias da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles