Tatiana Campos Rocha faz alerta sobre saúde

Nos dias atuais, cada vez mais, a fisioterapia faz parte da vida das pessoas, permitindo maior qualidade de vida. A especialidade atua tanto no desempenho de atletas quanto no ambiente hospitalar, contribuindo para minimizar o tempo de internação e fazendo com que o indivíduo se sinta melhor. Em todos os casos, a fisioterapia torna-se necessária e determinante na vida das pessoas, com excelentes resultados quando há uma intervenção direcionada, específica e individualizada.

A profissão de fisioterapeuta foi regulamentada pelo Decreto Lei 938, de 13 de outubro de 1969, e define como atividade específica do profissional o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente. Com a proposta de um espaço diferenciado que privilegia a formação integral da saúde, com bem-estar e qualidade de vida, o Espaço Equilíbrio, coordenado pela fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, alerta para a importância do acompanhamento de um fisioterapeuta em vários casos.

“Um dos princípios básicos da fisioterapia é o de promover saúde, e nada melhor para garantir a saúde integral que prevenir lesões ou disfunções ao invés de tratá-las. Muitos acidentes não acontecem por acaso e a prevenção de quedas é de fundamental importância”, alerta Tatiana. 

Segundo ela, as quedas podem causar desde lesões leves, até graves, como as fraturas e contusões cerebrais e podem ser resultado de problemas de visão, deformidade dos pés, redução da força muscular, uso de medicamentos, alterações do equilíbrio, labirintite, esclerose múltipla, Parkinson, acidente vascular cerebral, arritmia cardíaca, Alzheimer e por outros motivos como fatores ambientais. 

Para Tatiana, as atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para melhorar a função respiratória de pacientes com problemas respiratórios; promover o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças com problemas neurológicos; fortalecer a musculatura, treinar a coordenação motora, devolver autonomia e capacidade para atividades de vida diária de pessoas idosas e com deformidades, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações. 

“Além disso, a fisioterapia ajuda a evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e preparando o pré e pós- parto; promove a recuperação neuromotora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral ou paralisia; trata deformidades da coluna ou problemas posturais com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural”, completa Tatiana.

 Sobre a fisioterapeuta

Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimentos que incluem: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Reabilitação na ATM, Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional. 

 Fonte: www.espacoequilibrio.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles