Três meses após sofrer AVC, fisioterapeutas comemoram recuperação total de Ricardo Gomes

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O técnico Ricardo Gomes posa ao lado da equipe de fisioterapeuta do Hospital Pasteur

A poucos dias do último jogo do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebeu uma notícia que pode inspirar ainda mais os jogadores para as partidas que restam no ano. Exatamente três meses após o técnico Ricardo Gomes sofre um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico, a equipe de fisoterapeutas que cuida do treinador fez uma análise das condições motoras do ex-zagueiro e ficou constatada uma recuperação de 100% da força do lado direito do corpo.

Por conta do problema, sofrido durante o clássico entre Vasco e Flamengo, na 19ª rodada do Brasileiro, Ricardo Gomes foi internado no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde teve de passar por uma cirurgia e ficou em recuperação. Antes mesmo de sair do coma, o treinador já era submetido às sessões de fisioterapia para acelerar a recuperação da força do lado direito do seu corpo, afetado por conta do AVC. Ao todo, foram mais de 300 sessões do tratamento.

O resultado do tratamento não poderia ter sido mais comemorado após a análise feita três meses depois do problema. A fisioterapeuta responsável pela recuperação Natália Runco, filha do médico do Flamengo e da Seleção Brasileira José Luiz Runco, comentou sobre a recuperação.

“Atualmente, além das sessões de fisioterapia em domicilio, Gomes também faz um tratamento de reabilitação, num Centro especializado e musculação. Duas palavras simplificam a surpreendente recuperação dele: força e raça. Ele é um paciente extremamente dedicado e empenhado”, disse, por meio da assessoria do Hospital Pasteur.

Ricardo Gomes já havia demonstrado estar cada dia mais recuperado de todo o problema. Recentemente, o treinador tem sido presença quase que constante na concentração vascaína no Rio de Janeiro, na véspera das partidas do clube. A presença do comandante tem animado a todos os membros do clube, da comissão técnica e do elenco.

O treinador ainda não tem uma previsão para voltar ao comando técnico da equipe. Em entrevista a alguns meios de comunicação, Ricardo Gomes espera voltar ao batente já em março. Enquanto isso não acontece, o comandante cruzmaltino segue sendo substituído por seu auxiliar, Cristovão Borges, que tem comandado o Vasco nesta reta final de Brasileiro e da Sul-Americana. A equipe de São Januário ainda briga pelo título nas duas competições.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles