O Método Pilates  perdeu um de seus grandes visionários  Ron Fletcher.

Nascido em 1921, em Dogtown minúscula na fronteira Missouri e Arkansas. No final de sua adolescência, com pouca educação formal e nada mais do que alguns dólares, uma mala e um coração cheio de sonhos, ele deixou o sul rural para as luzes  e a promessa  de New York City. Com zero de formação em dança formal, mas com  confiança e determinação mudou a trajetória de sua vida e alcançou o primeiro de seus chamados  “grandes dança”.

Ron foi capaz de persuadir  a indomável Martha Graham para aceitá-lo em sua companhia de dança. Trabalhar com ela e mais tarde com o coreógrafo grande visionário, Yeichi Nimura. Ron encontrou duas das principais influências criativas em sua vida. Durante este período, uma lesão no joelho o levou para o terceiro, Joseph e Clara Pilates. Esses foram seus professores e mentores e ele seu discípulo e protegido, De 1968 a 1971. Após a morte de Joseph Pilates “- Ron estudou com Clara Pilates, cabendo a ele por incentivo da própria Clara Pilates, o desenvolvimento, evolução e disseminação do método Pilates pelo mundo.

Em 1971, um movimento em grande parte creditada  a preservação Pilates para o mundo. Ron abriu o estúdio de  Pilates primeiro na costa oeste, em Beverly Hills, Califórnia. A através dessa experiência,  ele foi saudado pela imprensa local e nacional como um guru de fitness e da publicidade. Em 1978, ele publicou seu livro, “Cada corpo é bonito”, com várias críticas. E, como Clara Pilates  o encorajou a fazer, ele continuou a desenvolver o método Pilates, incorporando conceitos e técnicas revolucionárias, como a respiração de percussão, Towelwork Fletcher, floorwork e Barrework.

Em 2003, Ron autorizou e  aprovou o Programa de Ron Fletcher de Estudos, com um currículo abrangente para divulgar a sua visão única do método Pilates.  O Programa de Estudo recebeu licenciamento formal do estado  somente em 2007 e é atualmente ensinado  não somente nos Estados Unidos, bem como em oito países ao redor do mundo.

Um memorial está planejado para 05 de maio de 2012 em Tucson,  Arizona.  Por solicitação do próprio Ron.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles