Alongar o corpo evita traumas e lesões durante a folia do Carnaval

Por: Estúdio Master.

Alongar o corpo durante os dias de folia evitará a fadiga e proporcionará um fim de festa sem dores, além de um momento de relaxamento.

Folião que se preze não pode deixar de ter samba no pé. E para estar preparado para a maratona do Carnaval é importante ter cuidados básicos, para que, ao fim da festa, você possa voltar à rotina sem dores e com muitas boas lembranças.

Manter a atividade física em dia é a dica primordial para aqueles que não querem abusar do corpo. Mas, se a folia chegou e a academia passou longe dos planos, é importante ficar atento para evitar lesões e inflamações nas articulações nos tendões do pé, tornozelo e joelho, como também lesões musculares e na coluna.  Para amenizar os riscos é importante alongar o corpo, pois relaxa a musculatura, e fazer abdominais, que ajuda a fortalecer os músculos e sustentar a postura.

Alongar, além de ser fundamental para o bom desempenho do nosso corpo, tem a vantagem de poder ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar, basta saber fazer os movimentos certos. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade: quanto mais alongado um músculo, maior e mais flexível será a movimentação da articulação comandada.

O exercício é recomendado tanto para quem tem uma vida sedentária, como para quem pratica atividade física regular, seja essa em maior ou menor grau. A falta de alongamento promove o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade nos sedentários, e, para os que praticam atividade física ou esportes de longa duração, como corrida, ciclismo, natação, os músculos se fortalecem, mas diminuem a sua flexibilidade.

Outra vantagem dos alongamentos é que a atividade não toma muito tempo e, durante o Carnaval, em especial, devem ser exercitados nas partes do corpo mais exigidas como braços, pernas, pescoço e ombros.  O importante é manter cada posição por 30 segundos e alongar sempre os dois lados.

A academia oferece aulas de alongamento, além de proporcionar a todos os seus alunos o espaço para que possam se alongar sozinhos antes do treino. Outro diferencial é o espaço verde reservado para o término das atividades, onde educadores físicos alongam os alunos ao fim dos exercícios. 

Veja alguns exercícios simples que podem ser feitos durante os dias de folia:

1 – Em pé, segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando a parte anterior da coxa. Troque o lado.
2 – Em pé, pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
3 – Na mesma posição, deixe uma das pernas flexionada à frente e estenda a outra para trás. Troque o lado.
4 – Suba num degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
5 – Em pé, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.
6 – Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
7 – Puxe o pescoço para o lado, alongando-o. Troque o lado.
8 – Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.
9 – Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. Segure cada posição por 30 segundos.

Busquem todos os caminhos para felicidade, desde que existam muitos outros carnavais.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles