Homem etc

Significado de 10 nomes de marcas famosas

Quando uma marca ganha um nível bom de repercussão, nos acostumamos com seu nome, de forma que nem paramos pra pensar que aquela palavra é bem estranha ou inventada.

Pensando nisso, resolvi listar aqui 10 significados de nomes de marcas famosas.

1. Canon

01 Canon

A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo.

Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio a adaptação para “Canon”.

2. Lego

02 Lego

De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg” e “got”, que significa “brinque bem”.

3. Sony

03 Sony

A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.

4. Starbucks

04 Starbuck

O nome da franquia de cafés mais desejada do mundo tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde existe um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).

A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro.

Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logotipo.

5. Pepsi

05 Pepsi

O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”).

Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente “intestino preso”. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19. Achei péssima essa.

6. Google

06 Google

Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande).

Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.

7. Spotify

07 Spotify

Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify. Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.

8. Reebok

08 Reebok

A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra tem origem africana e é um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Que por sua vez, tem tudo a ver com agilidade e corrida.

9. Skype

09 Skype

A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram “Skyper”. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”, graças a Deus.

10. Amazon

10 - Amazon

O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética (ótima sacada).

Ele achou a inspiração no Rio Amazonas. Gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

Recomendado para você