O espaço da Suv na Haus Decor foi um sucesso!

Muitas vezes, a cor é uma percepção da cor. Quer ver? Feche agora os olhos e imagine uma cor “verde” escuro. Pronto, neste mesmo momento eu também estou imaginando uma cor verde escuro mas muito provavelmente, elas são completamente diferentes pra mim, para você e para os demais leitores deste blog.

Agora, já imaginou no que isto representa para pintores, arquitetos, designers, paisagistas, empresas de reforma, clientes, e etc.,? Uma confusão, não é?

Sylvia Gracia, eu e Michel Lott

Pensando em tornar as escolhas mais fáceis e assertivas, durante a Haus Decor 2024, a Suvinil lançou um novo sistema de cores e guias e eu fui até São Paulo para descobrir como tudo isso funciona. Quem me explicou foram Sylvia Gracia, Gerente de Cor e Conteúdo e Michel Lott, Designer e pesquisador de tendência e eu, é claro, vou contar aqui para vocês.

Para começar, esse novo sistema de cores foi pesquisados na Suécia, em parceria com a Natural Colour System (NCS) – norma internacional de especificação que permite que qualquer cor de uma superfície seja descrita com uma Notação NCS única e inequívoca.

A base do sistema é um círculo cromático, que ao interagir com branco e preto, as cores sofrem variação de tonalidade, criando diversas possibilidades de tonalidade dentro de uma única matiz.

O sistema funciona a partir da geração de códigos para cada uma das cores do portfólio Suvinil, idealizado a partir de seis pilares de cores elementares (branco, preto, vermelho, amarelo, azul e verde) que, a depender da quantidade de cada uma na composição daquele tom, é possível dizer se a cor é mais escura, mais clara, quente, fria, mais ou menos saturada.

Não é complicado, viu, leia de novo a explicação e vai fazer muito sentido!

Presente no novo leque da Suvinil, esse código está destacado abaixo de cada cor, facilitando o entendimento de combinações para sugerir aos clientes, de acordo com o processo criativo e as necessidades de cada projeto.

No youtube a Suv (para os íntimos) tem um vídeo explicando mais mais detalhadamente, vale o clique!

A Sylvia, que aparece aí explicando o sistema dos cores, também conversou longamente comigo sobre criatividade, tecnologia, conteúdo e cor, é claro!

Mas o nosso papo fica para outro post!

Até lá!