Pastor de igreja inlcusiva sofre atentado homofóbico em Fortaleza

PASTOR

O líder da Igreja Filhos da Luz localizada no bairro Vila América, o Bispo Alan Luz, sofreu essa semana um atentado. Na noite da quarta-feira, 21, após cumprir compromissos da agenda da igreja, Alan foi surpreendido por dois homens que desceram de um Vivace preto já atirando contra o veículo do líder religioso.

Alan e uma membro da igreja que estava no carro com ele, sofreram apenas escoriações. A polícia investiga o crime como tentativa de homicídio e crime de ódio, já que de acordo com o Bispo, ele vinha recebendo ameaças através de ligações e mensagens anônimas pelo fato de presidir uma igreja que acolhe o público LGBT.

“Sofri uma atentado nesta madrugada… A muito sabia de uma perseguição e mensagens anônimas … Mas nesta madruga atiraram no eu Carro!” escreveu Alan na legenda de um vídeo publicado em seu perfil no Facebook, onde ele comenta sobre o atentato.

Clique aqui para ver o vídeo na íntegra http://ow.ly/TK0Mv

****

Proganda da “O Boticário” ganha prêmio de publicidade

O BOTIC_RIO

Depois e toda a polêmica envolvendo a campanha da “O Boticário” para o dia dos namorados, o vídeo publicitário que mostra casais, inclusive homoafetivos, trocando presentes, recebeu na segunda-feira, 19, o prêmio o Grand Effie (prêmio máximo) no Effie Wards Brasil 2015.

O jurí do concurso escolheu a peça por unamididade, devido principalmente a coragem de retratar o amor entre iguais e não voltar atrás em seu ponto de vista, apesar de toda a polêmica que o vídeo criou.

O pastor evangélico Silas Malafia, na época, iniciou uma campanha de boicote à marca. Em junho o Conar chegou a abrir um processo para avaliar as 30 denúncias que recebeu sobre a propaganda, mas logo arquivou o caso alegando defesa “da tolerância e da liberdade de expressão”.

Vale a pena assistir novamente:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=p4b8BMnolDI[/youtube]

****

Vamos pensar um pouco

VAMOSPENSAR

O que fazer se você tivesse que traduzir uma carta para um negro e ao ler o conteúdo dessa correspondência, soubesse que alí havia um texto extremamente racista e violento? A Federação Estadual LGBT da Espanha resolveu fazer algo igual, só que o foco era a homofobia.

Numa ação nas ruas espanholas, um casal americano de gays que estavam visitando a cidade simulavam precisar da ajuda de pedestres para traduzir uma carta enviada pelo dono do albergue onde eles iriam se hospedar.

Ao tentar ajudar os rapazes, as pessoas eram supreendidas pelo conteúdo de extremo ódio da carta. Um trecho dizia “se eu vir vocês se beijando eu vou socar a suas caras”, em outro ele disse até aceitar o casal no albergue, desde que não se beijassem ou mativessem relações no local.

As pessoas logo demonstravam surpresa, desconforto e até revolta. Algumas se oferecerem inclusive para ir com o casal numa delegacia para fazer queixa. O vídeo emocionante vocês conferem abaixo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dAb_xYVNHOM[/youtube]

****

Outing: Esquiador olímpico saí do armário e assume homossexualidade

ATLETA 1

O esquiador olímpico Gus Kenworthy é o mais novo atleta a sair do armário. Durante uma entrevista para a revista america de esportes “ESPN”, Guz fez a revelação: “Eu acho que eu devia começar falando: ‘Eu sou gay’”.

ATLETA 2

A revista deve ser divulgada apenas na sexta-feira, 30, porém em seu perfil no Twitter, o atleta resolveu postar a capa da publicação e fazer a revelação. “Hoje será o primeiro dia do resto da minha vida”, disse Gus, e logo em seguida postou a capa da revista com o dizer “Eu sou gay”.

A coluna torce pelo dia em que ser gay seja visto com tanta normalidade, que sair do armário seja uma expressão e atitude obsoletas, mas enquanto isso não acontece a coluna faz questão de anunciar sempre que uma pessoa pública toma a coragem de assumir sua sexualidade. Mais do que um “outing” esse é, ainda, um ato político e de encorajamento para muitos que tem medo de se assumir gay.

****

Miss Gay Iparana

MISS GAY IPARANA

Nesse sábado, 24, acontece a segunda edição do “Miss Gay Iparana”, o concurso que terá o tema “Divas do Pop” garante vaga para a vencedora no “Top Gay Ceará 2016”.

Além do concurso haverá a apresentação da Top Gay Ceará 2015, Kyara Hilton, além de muita música com o DJ Marcelo Fort. A festa começa às 22:30hs na Avenida Ulisses Guimarães 2340 em Iparana – Caucaia.

O ingresso custa R$ 10,00 e a coluna indica levar roupa de banho. O fervo pós concurso vai ser garantido até a tarde do domingo. Mais informações (85) 98855.8557 / 99787.1664

****

Mais detalhes da XVI Parada de Fortaleza

 

LOGO DA PARADA

A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará finalmente está chegado, dia 01 de Novembro é a data para colorir Fortaleza e encher a rua de cor. Esse ano, como já informado na coluna, a parada terá o tema “Retroceder jamais, somos famílias! Exigimos Estado laico e direitos iguais!”.

Com três trios confirmados, essa edição terá ainda dois trenzinhos na Avenida Beira-Mar, idealizados pelo Projeto Arte de Amar. Lembrando que a concentração começa às 15h na Barraca do Joca.

Essa semana o Grupo de Resistência Asa Branca (GRAAB) divulgou também a logo desse ano. Num cenário atual onde política, religião, família e igualdade sempre estão em pauta, nada mais justo que levar essa discussão para a parada.

****

Entre baphos, emoções e um exemplo triste de homofobia na nossa linda Fortaleza essa edição da coluna “Entre Rapazes” chega ao final. Lembrando que estamos abertos a elogios, críticas e sugestões de pauta. Quer conversar com a gente ou apenas enviar sua opinião? Manda um e-mail para thiagojornalismo@outlook.com.br

A coluna “Entre Rapazes” é escrita pelo jornalista, social media e blogueiro Thiago Silva.
Follow me https://twitter.com/Thyagos