Mais programação infantil, mamães e papais de Fortaleza!!!

Durante o mês de julho, quando as férias escolares chegam, muitos pais ficam aflitos em busca de opções de arte, cultura e entretenimento para oferecer aos filhos. Pensando nisto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia a partir deste final de semana uma série de atividades gratuitas que durante todo o mês contemplarão o público infantil. As atividades integram a programação o projeto especial de férias “Fuxico no Dragão” e visam incluir as crianças no calendário cultural oferecido pelo equipamento, estimulando-as ao conhecimento e consumo de bens culturais e produção de bens simbólicos, a partir de um variado leque de opções de cultura, entretenimento e arte-educação

Fuxiquinho no Dragão

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Teatro Infantil
A Lenda da Mãe d´Água

Grupo Ânima de Teatro de Bonecos
Um menino, curioso, gostava de brincar no rio. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da mãe d’água subir a superfície. Inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, Mãe d’Água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação. Dia 20, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

Rainha de Nada
Cia. Epidemia de Bonecos / Direção: Cláudio Magalhães

Num reino distante, vivia em plena harmonia, seguindo o seu ritmo, até que a princesa Finfon muda o curso da história: prende o seu irmão, o Rei Doméri, e torna-se rainha. Ela é alérgica à música e proíbe a alegria do reino. Usando o Teatro de Animação, mostramos a Rainha de Nada, a partir de fatos do cotidiano de um reino, onde sua rainha é protagonista de intolerâncias, travando-se uma luta do povo em busca da justiça. São vivenciadas situações onde aprendemos a dividir ideias e que juntos, amigos e família, podemos alcançar qualquer objetivo. Um Mestre de Cena conduz a narração, propiciando uma comunicação direta com o público, dando maior dinâmica à história. A concepção cênica é fundada no espírito do Teatro de Mamulengos. Dia 27, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

Oficina de Carteiras Ecólogicas
Oficineiro: Ricardo Cavalcante

A oficina visa ensinar as crianças a como reaproveitar a embalagem do leite longa vida, transformando-a numa carteirinha porta moedas, em cartões e cédulas. O oficineiro Ricardo Cavalcante é artesão. Tem mais dez anos como artista visual e professor de pintura. Vem se especializando no trabalho com artesanato sustentável e ministrando cursos de carteiras ecológicas. Todos os domingos, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Pintando e Brincando no Dragão do Mar
Todos os domingos, a partir das 16h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Planetário Rubens de Azevedo
Além da programação especial de férias, a criançada pode conferir outras atrações. De quinta a domingo, tem sessões no Planetário Rubens de Azevedo. Os ingressos custam R$ 8,00 a inteira e R$ 4,00 a meia entrada. Confira a agenda das sessões:

Quintas e sextas-feiras
18h – O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
19 – Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
20h – Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

Sábados e domingos
17h – O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h – Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h – A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
20h – Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

Nos dias 20 e 21, às 19h, o Planetário Rubens de Azevedo realiza, no pátio externo, o Noite das Estrelas. Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes. O acesso é gratuito.

Múltiplas Linguagens
Outras opções de lazer infantil são os Encontros do 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins, que promovem atividades de escoteirismo. Os encontros acontecem todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. O acesso é gratuito.
No dia 27 de julho, a partir das 17h, na Praça Almirante Saldanha, acontece também o Encontro Cearense de Malabares, que ensina aos jovens iniciantes a prática dos malabares.

No Museu da Cultura Cearense, sala 3, permanece em cartaz a exposição Brinquedo – A Arte do Movimento. A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam à Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Serviço:
Mais informações
(85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar

Fonte: Site Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles