Fortaleza – O Brasil atingiu a marca de 13 GW de capacidade instalada de energia eólica. Ao todo, são 518 parques eólicos e mais de 6.600 aerogeradores operando. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica.

Em construção ou já contratados há mais 4,8 GW, divididos em 213 parques eólicos que serão entregues ao longo dos próximos anos, até 2023. É quando o Brasil chegará a 19 GW.

Noutros termos, toda a capacidade eólica instalada será maior que Itaipu, a maior hidrelétrica, com 14 GW de capacidade instalada. A pressente da ABEEólica, Elbia Gannoum, destaca: com novos leilões o valor ainda vai crescer e passará dos 20 GW.

Ceará

O Ceará é hoje apenas o quarto colocado em quantidade de parques e o terceiro em potência (MW). O Estado tem 75 parques e possui capacidade instalada em seu território de 1.9 MW. Em parques, perde para Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul. Em potência, supera o estado gaúcho.

O total gerado pelas eólicas já é equivalente ao consumo médio de cerca de 24 milhões de residências por mês. Os 13 GW de capacidade instalada de energia eólica implicam mais de 195 mil postos de trabalho desde seu início.

Tagged in:

,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles