SINDROME DE DOWN - CAMILA

 

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta segunda-feira, 21 de março, o Shopping Benfica oferta programação especial com o Grupo “Arte da Terra”, composto por músicos com a síndrome e outras deficiências.

A apresentação será na Praça de Alimentação (1º piso), às 12h30min. Já no período da tarde, integrantes da Apae vão realizar ação de conscientização sobre a Síndrome de Down. No estande, o público poderá se informar e também prestigiar coletânea de fotos.

 

Grupo Arte da Terra –  é composto por 10 integrantes com Deficiência Intelectual e Múltipla. Seu repertório consta de sucessos regionais e de música popular brasileira.

O trabalho desenvolvido tem como objetivo a musicalização dos beneficiários numa perspectiva de resgate da música como forma de expressão humana, favorecendo o desenvolvimento equilibrado de outras áreas: corporal, social e emocional.

 

O projeto não pretende formar músicos profissionais, mas trabalhar a educação musical como elemento significativo no desenvolvimento global dos alunos. O professor, tendo em vista os aspectos importantes da música, procura proporcionar e incentivar a musicalidade dos jovens através da exploração sonora, do canto, de novos repertórios, apreciação musical, solfejo e trabalho rítmico, iniciação musical a instrumentos. Por meio do cantar, ouvir, tocar e do apreciar, o jovem desenvolve o seu ouvido pensante.

 

Conforme informações da Apae, contudo, é um desafio oferecer uma prática em musicalização que se adapte melhor ao aprendizado dos jovens, utilizando novas técnicas e didáticas mais específicas e satisfatórias que facilitem o desenvolvimento musical de cada um, respeitando diferenças culturais e de desenvolvimento.

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles