Layout

Unimed Agita Ceará promove um dia de atividades físicas gratuitas

4628 2

 

Unimed Agita Ceara

 

Com o tema Saúde em 30 minutos, a Unimed Ceará, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul-SP (Celafiscs), realiza, dia  9 de abril, o movimento Unimed Agita Ceará, com o objetivo de combater o sedentarismo por meio da atividade física regular. O evento é gratuito e terá início às 15 horas,  na Praça da OAB (Avenida Washington Soares, nº 800), em Fortaleza.

 

O projeto tem inspiração no programa Agita São Paulo, criado pelo Celafiscs, sob comando do médico do esporte Victor Matsudo. Lançado em 1996, o evento paulista realiza, anualmente, com o apoio de mais de 400 instituições públicas e privadas, uma série de iniciativas que visa a aumentar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa, tendo como princípio a prática de 30 minutos de atividades físicas por dia.

 

“Queremos mostrar para a população que apenas 30 minutos diários de exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde. O Agita Ceará vem coroar todas as iniciativas de promoção à saúde que realizamos, como a hidroginástica e assessoria esportiva, exclusivas para clientes, e o passeio ciclístico semanal e academias ao ar livre, atividades abertas ao público”, explica o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel de Olinda.

 

Movimento estadual – o Agita Ceará também acontecerá em todo o Estado, com ações promovidas pelas Unimeds do Sistema Estadual em suas respectivas cidades, entre os dias 6 e 10 de abril: Crateús (Unimed Crateús); Iguatu (Unimed Centro-Sul do Ceará); Juazeiro do Norte (Unimed Cariri); Limoeiro do Norte (Unimed Vale do Jaguaribe); Quixeramobim (Unimed Sertão Central) e Sobral (Unimed Sobral).

 

Sedentarismo –  segundo a Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso. A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente. “O sedentarismo mata, é o fator de risco mais prevalente e chega a 60% da população brasileira. O antídoto é estimular as pessoas a praticarem pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte da semana e se possível em todos os dias de forma contínua. Você não precisa praticar exercício de alta intensidade, basta mudar hábitos”, alerta o médico, professor e diretor fundador do Celafiscs,  Victor Matsudo.

 

Programação –  o movimento Unimed Agita Ceará contará com uma série de atividades físicas e iniciará com um passeio ciclístico. A concentração será às 14 horas, na sede da Unimed Ceará (Rua Padre Luís Figueira, 52, Aldeota), com saída às 15 horas. O destino será a Praça da OAB, local do evento. Os 500 primeiros participantes do passeio receberão um kit com mochila, camisa, squeeze, ventarola e protetor solar.

 

Entre as atividades ofertadas na Praça da OAB, haverá massoterapia, espaços com balanças para medição do peso corporal e aferição da pressão arterial, aula de zumba, mat pilates, crossfit, hiit, dança de salão com o professor Chocolate, yoga, campeonato de basquete 3×3, atividades na Academia Unimed Ceará, além do Espaço Kids e food trucks de comidas saudáveis.

 

As atividades são rotativas e os participantes podem usufruir de todos os espaços, de acordo com a disponibilidade de vagas e/ou lista de espera definida no momento do evento. As inscrições serão realizadas no local. O evento Unimed Agita Ceará conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza/Regional II, OAB Ceará, Ayo Fitness Club, Crossfit Zero 85, Escola de Dança Espaço Brasil, Paletos Mania, POT, Praçaí e Yozenn Gelato e Café.

 

Atividades do Agita Ceará:

14h – Concentração para o Passeio Ciclístico na Unimed Ceará (Rua Padre Luís Figueira, 52, Aldeota)

15h – Saída do Passeio Ciclístico na Unimed Ceará

15h às 16h – Credenciamento na Praça da OAB (Avenida Washington Soares, 800)

15h40 – Chegada do Passeio Ciclístico à Praça da OAB

16h – Abertura do Agita Ceará

16h30 às 18h30 – Atividades físicas

18h30 às 18h50 – Aula de Yoga

18h50 às 19h – Encerramento

 

Serviço – Unimed Agita Ceará

Data: 9 de abril (sábado)

Horário: das 15h às 19h

Local: Praça da OAB (Avenida Washington Soares, 800)

Site: www.agitaceara.com.br

 

Recomendado para você