Layout

Defensoria Pública do Ceará promove campanha sobre relacionamentos abusivos

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), lançou a campanha “Quem ama, não abusa” para falar sobre os relacionamentos abusivos. O gancho é o  11º  aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/06), que tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para discutir essa temática, a Defensoria Pública do Ceará fará uma programação na Rede Cuca, em Fortaleza, a fim de sensibilizar e orientar jovens sobre os relacionamentos abusivos. “Queremos alcançar os jovens que não necessariamente são vítimas de violência física, mas que recebem ameaças, sofrem abusos, controles ou censuras de seu parceiro. Além de falar sobre as conquistas que a Lei Maria da Penha trouxe, entendemos que ir até eles é trabalhar a educação em direitos e uma forma de prevenção da violência”, destaca a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga.

A programação começou no dia 9 de agosto quando a defensora pública Jeritza Braga conversou para cerca de 60 jovens no Cuca da Barra do Ceará sobre relacionamento abusivo, violência doméstica e divulgou os serviços oferecidos pelo Nudem. A programação segue até o dia 31 de agosto, quando Maria da Penha participará do programa Frequência Cuca, um talkshow com os jovens, no Cuca Mondubim. As atividades  terão continuidade nos dias 21, 22, 24 e 25 de agosto.

De acordo com Jeritza Braga, “o encontro foi muito produtivo, os jovens falaram abertamente sobre seus relacionamentos, se sofriam violência psicológica e  tiraram dúvidas. Ficamos surpresas com as abordagens porque é um público com acesso à informação constante, por meio da internet, e que sabe se expressar nessas horas. O importante foi que deixamos nossa mensagem de que a violência psicológica integra as diversas violências iniciadas pelo relacionamento abusivo”, ressaltou.

 

Abaixo a programação durante o mês de agosto

21/8 – Formação técnica com os colaboradores – no Cuca Mondubim

22/8 – Formação com jovens Mulheres – Papo de Mulher, no Jangurussu

24/8 – Programa de Rádio InteraMix, no Cuca Jangurussu

25/8 – Conversa com equipe multidisciplinar com orientações sobre sexualidade, no Cuca Barra.

31/8 – Programa Frequência Cuca, no Cuca Mondubim.

Recomendado para você