mel-duarte-bienal-une

Mel Duarte, convidada da Bienal

A décima edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) começa neste domingo, 29, em Fortaleza. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco para debates universitários, apresentações artísticas, shows e outras atrações. Vários espaços serão ocupados simultaneamente. E a Literatura tem lugar garantido dentro da programação do evento.

A bienal marca também os 80 anos da UNE. Gaby Amarantos, Emicida, Selvagens à Procura de Lei e Erivan Produtos do Morro são algumas das atrações que farão apresentações durante os quatro dias de evento. O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, a cineasta Ana Petta, o ator e diretor José Celso Martinez Corrêa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e a ex-deputada federal Luciana Genro são alguns dos debatedores.

Além da feira de livros – que acontece diariamente das 10h às 22 horas na Praça Verde do Dragão – serão realizados saraus e lançamentos de livros. Nesta segunda-feira, 30, uma programação de Literatura promete encantar olhos e ouvidos: o sarau Na Lembrança de Patativa do Assaré.  Participam Mel Duarte, Miró de Muribeca, Mulheres Cordelistas e Rede Mnemozine.

Mel Duarte é um dos nomes que mais tem se destacado no cenário nacional.  Poeta, slammer e produtora cultural. Atua com literatura independente desde 2006. Faz parte do coletivo “Poetas Ambulantes”, que realiza intervenções poéticas dentro dos transportes públicos de São Paulo e é uma das organizadoras da batalha de poesias voltada para o gênero feminino “Slam das Minas- SP”.

Já João Flávio Cordeiro da Silva, Miró, é poeta e nasceu em 1960 no Recife. Morou por muitos anos no bairro da Muribeca. Publicou diversos livros de forma independente ou com a colaboração de amigos: Quem descobriu o azul anil? (1985), Ilusão de ética (1995), Pra não dizer que não falei de flúor (2004), DizCrição (2012). É uma das vozes mais inventivas da poesia independente do Brasil.

Veja outras programações de Literatura da Bienal:

Serviço
Literatura na Bienal da UNE

Segunda, 30, às 19 horas
Sarau: Na lembrança de Patativa do Assaré
Convidados: Mel Duarte, Miró de Muribeca, Mulheres Cordelistas e Rede Mnemozine
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho

Terça, 31, às 14 horas
Sarau da mostra selecionada de literatura
Convidado: Associação de Cordel do Ceará
Onde: Praça Verde do Dragão

Dias 29, 30 e 31, das 10h às 22 horas
Feira de livros, zines e cordéis com livrarias convidadas
Onde: Praça Verde do Dragão

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles