Sob o olhar dos curadores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, a Bienal Internacional do Livro do Ceará abre o ano com ações preparativas da Pré-Bienal. Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará, suspensa em 2021 por ocasião das medidas sanitárias estabelecidas para proteção da população, abre o ano de 2022 com a expectativa de uma grande festa do livro e da leitura. Com o objetivo de preparar o ambiente para o evento, que ocorrerá no segundo semestre de 2022, em data ainda a ser definida, será realizada a partir da segunda-feira, 24 de janeiro, seguindo até o dia 31 de março, a Pré-Bienal do Livro.

Talles Azigon, Fabiano Piúba e Conceição Evaristo durante momento de descontração na última Bienal do Ceará

Fabiano Piúba, Conceição Evaristo e Talles Azigon durante momento de descontração na última Bienal do Ceará

Com uma ampla programação, adaptada aos novos tempos, dividida entre atividades presenciais e virtuais, sempre respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, a Pré-Bienal visa o fortalecimento da promoção do livro, da leitura e da literatura brasileira, mas com foco especial na produção cearense. A abertura da Pré-Bienal será na segunda-feira, dia 24, às 19 horas, com a apresentação da Programação e um Bate-Papo com os Curadores, os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, responsáveis pela curadoria dos dois eventos, Pré-Bienal e Bienal. O encontro será conduzido pelo Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e ocorrerá sob a forma de transmissão virtual pelo canal da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) no YouTube.

Programação

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de Leituras Públicas e espetáculos lítero-musicais. As atividades e ações culturais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e ampliando sua presença em outros locais fora do espaço físico da Bece, em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar.

Assim como a Bienal do Livro, que ocorrerá no segundo semestre, a Pré-Bienal conta com a curadoria das escritoras Conceição Evaristo e Tércia Montenegro e do poeta Talles Azigon. Com a realização em 2022, o grupo curatorial cresce com a chegada do escritor Daniel Munduruku. É com essa pluralidade de vozes que o evento começa a ser gestado, em uma construção coletiva.

Tércia Montenegro

Tema

Com uma estrutura que resulta de anos de diálogo com muitos profissionais, pensar a próxima Bienal Internacional do Livro do Ceará é sempre um desafio no sentido de encontrar uma interpretação da temática que expresse as múltiplas vozes e interesses do campo do livro no encontro com o público leitor.

Talles Azigon

A temática definida para esta Bienal foca na Diversidade, sendo anunciada ao final da Bienal de 2019, juntamente com os curadores desta edição. “Livro, Leitura, Literatura e Diversidade” – esta edição da Bienal trará, principalmente, um olhar crítico, que busca debater questões sociais e a força da literatura para afirmação de identidade e para a construção de um pensamento mais plural e mais humano em tempos de crise.

Serviço
Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 24 de janeiro a 31 de março de 2022
Onde: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles