Esta é da boa: o sociólogo Giovanne Pimental enviou ao colunista de Política do O POVO, Fávio Campos, e este me mandou.

Com vocês Toim da Meruoca e seu poema, feito na bucha, com títulos das canções do menestrel sobralense,  Belchior: [Os versos vieram sem título, eu pus: se o poeta não gostar, pode esculachar.]

O sumiço de Belchior

Domingo último, como de costume, eu me balançava na velha rede de solassol enquanto assistia ao Fantástico. Pois foi ANTES DO FIM, quando já ia desligando a televisão, que me deparei pelas ONDAS TROPICAIS com a derradeira reportagem dando conta do sumiço do cantor e compósitos Belchior.

Estranhei.

Hoje, na HORA DO ALMOÇO, pus-me a pensar com meus botões: Sendo APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO, A PALO SECO, estaria o grande Bel escapando da DIVINA COMÉDIA HUMANA? Ou seria apenas fuga de uma ALUCINAÇÃO por MEDO DEAVIÃO?

Em conversas PARALELAS, dizem tê-lo visto no MUCURIPE trajando uma VELHA ROUPA COLORIDA, TODO SUJO DE BATOM e tecendo COMENTÁRIOS A RESPEITO DE JOHN. Foi, quando identificado por uma FOTOGRAFIA 3×4, gritou: SAIA DO MEU CAMINHO que eu já to é vendo GALOS, NOITES E QUINTAIS! Vou fugir na minha nave ESPACIAL e me esconder do CLAMOR NO DESERTO, pra cantar aquela BALADA DO AMOR e ler meu ALMANAQUE em paz!

COMO NOSSOS PAIS diziam, tem gente BRINCANDO COM A VIDA. Não que seja coisa de RETÓRICA SENTIMENTAL, mas um SUJEITO DE SORTE não pode viver COMO O DIABO GOSTA, pensando “se a vida não bebe, eu BEBO POR ELA”.

É, vai ver que tudo isso tenha ocorrido a BEL PRAZER, talvez até por algum VÍCIO ELEGANTE, MEU CORDIAL BRASILEIRO. Afinal de contas, vivemos NUM PAÍS FELIZ e, sendo a VIDA CIGANA, devemos seguir o PEQUENO MAPA DO TEMPO em busca do PEQUENO PERFIL DE UM CIDADÃO COMUM.

No mais, ATÉ AMANHÃ, ou ATÉ MAIS VER, que eu vou pegar a RODAGEM e viver o DOCE MISTÉRIO DA VIDA, a qual não vim a PASSEIO!

Toim da Meruoca

Bodega do João Raul, 14:30h do dia 24/08/2009

[Meruoca é uma cidade no interior do Ceará; se quiser saber onde, exatamente, veja no Google Maps.]

Tagged in:

,