Plínio Bortolotti

Titanzinho: protesto contra instalação do estaleiro, neste sábado

Daniel Fonsêca deixou comentário abaixo em postagem anterior que fiz sobre a Praia do Titanzinho. Reproduzo-o aqui, manifestando meu apoio ao movimento.

?????????????

«Os movimentos comunitários do Serviluz e o Movimento dos Conselhos Populares (MCP) promovem, neste sábado (12/9), às 8h, um cortejo para protestar contra a instalação de um estaleiro na Praia do Titanzinho. Os moradores vão se concentrar na praça São Francisco, no Serviluz. Eles vão percorrer as ruas do bairro entregando panfletos e seguem até o Titanzinho, onde vai ser realizado um campeonato de surfe.

Segundo a coordenação do MCP, esta é “uma luta de resistência duríssima”. De acordo com o advogado Igor Moreira, o Governo do Estado pretende “destruir a Praia do Titanzinho e entregá-la para o capital transnacional”. Ele destaca que a praia é uma espécie de alma do Serviluz, proporcionando orgulho para o bairro e esperança para os jovens, principalmente por ser um celeiro de campeões nacionais e mundiais do surfe.

A Praia do Titanzinho é também porto para pescadores artesanais e ponto de mergulho. Além das questões sócio-culturais, a destruição do titanzinho deve produzir intensos impactos ambientais, influenciando inclusive a Praia do Futuro. Ambientalistas afirmam que a construção do estaleiro na Praia do Titanzinho pode destruir um berçário de tartarugas e botos que se reproduzem na região.

Na terça-feira (15/9), às 14h, a Câmara Municipal de Fortaleza promove uma audiência pública para debater o problema.

Atividade – Cortejo no Serviluz contra o Estaleiro Ceará, com concentração a partir das 8h da manhã na praça São Francisco

Leia a primeira postagem que fiz sobre o assunto.

Veja post com belas fotos da Praia do Titanzinho.

Contato com Daniel Fonseca: danielfxp@hotmail.com

Recomendado para você