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Consumidor de Fortaleza apresenta melhor otimismo com o mercado em fevereiro

A partir de pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) em fevereiro, os entrevistados demonstraram mais uma vez otimismo com o mercado, apresentando o melhor resultado dos últimos três meses

Foto: Shuttersctock/ Nataliiap

O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) referente a fevereiro teve aumento de +1,8%, passando de 104,5 pontos, em janeiro, para 106,4 pontos neste mês. A última pesquisa, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará
(Fecomércio-CE), apresentou o melhor resultado dos últimos três meses. Em dezembro de 2017, a pontuação ficou em 95,3.

O ICC foi influenciado pelo crescimento dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente (ISP) teve melhora de +2,3%, passando de 99,3 pontos para 101,5 pontos no período analisado – retornando ao campo do otimismo, algo que não ocorria desde fevereiro de 2016; e o Índice de Situação Futura (ISF) teve ampliação de +1,6%, atingindo o patamar de 109,7 pontos.

Expectativa dos consumidores
Entre os dados do ICC de fevereiro, está que 46,8% dos entrevistados mostraram disposição para compra de bens duráveis, ante 43,7% de intenção demonstrada em janeiro. Dentre aqueles que ainda demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero feminino (47,9% dos entrevistados afirmam que fevereiro é um bom momento para a compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (48,9%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (64,7%).

Dos consumidores de Fortaleza, 61,3% consideram ainda que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 76,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Sobre a pesquisa
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. Assim, a Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do País.

 

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