mercado de trabalho: na imagem, mulher treinando corte de cabelo

Para aqueles que precisam se qualificar, aperfeiçoar ou atualizar o currículo, o Senac traz cursos para atender as demandas por profissionais no mercado de comércio de bens, serviços e turismo. (Foto: Vandson Domingos)

A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 10, aponta que o comércio no Ceará cresceu 18,5% desde 2021. O índice é até quatro vezes maior do que a média nacional no período. O cenário estadual é favorável para quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho.

Para aqueles que precisam se qualificar, aperfeiçoar ou atualizar o currículo, o Senac traz cursos para atender as demandas por profissionais no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Em julho, há matrículas abertas nas unidades de Fortaleza (Centro e Aldeota), Aquiraz, Crato, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Iguatu, Sobral e Itapipoca. É possível fazer inscrições on-line pelo site do Senac.

Dentro do Sistema Fecomércio, o Senac Ceará promove a qualificação profissional em diversas áreas de conhecimento. Em julho, os cursos ofertados abrangem áreas como Moda, Beleza, Saúde, Tecnologia da Informação, Arte, Design, Comunicação, Gestão, Comércio e Gastronomia.

Mudando de vida

Desde janeiro, Aparecida Bezerra tomou uma importante decisão em sua vida: cuidar da saúde e buscar novos conhecimentos para mudar de vida. Investiu em cursos rápidos no segmento de Gastronomia, o de Marmita Saudável, no Senac Centro; e o de Tortas e Quiches, no Senac Aldeota. Chegou a fazer cursos em outras áreas, mas não se identificou. “A Gastronomia é maravilhosa e desafiadora, então decidi fazer essas aulas pra ver se tenho habilidade para trabalhar e, quem sabe, empreender nessa área”, conta.

Para a gerente de Educação Profissional do Senac Ceará, Letícia Lastri, os cursos básicos de curta duração – entre 20 e 60 horas/aula – são ideais para quem deseja ter esse primeiro contato com a profissão. Na programação do próximo mês também constam os aperfeiçoamentos profissionais, de até 60h/a para pessoas que já têm conhecimento básico ou atuação em determinada área, mas busca agregar novas técnicas e conhecimentos.

 “Já para quem definiu sua carreira e busca uma formação completa, temos os cursos de qualificação profissional e os Técnicos. Esses têm cargas horárias mais extensas, mas o profissional sai preparado para atuar no mercado”, explica. Em julho, estão com inscrições abertas os cursos Técnicos em Estética, Óptica e Enfermagem. A programação completa está disponível no site https://bit.ly/3geRw36.

LEIA MAIS | Fecomércio estuda criação de conselho para impulsionar empreendedorismo feminino