Exposição, palestras e apresentações são alusivas ao dia 21 de agosto, data marcada pelos 29 anos da morte do artista

O cantor Raul Seixas está sendo homenageado, durante o mês de agosto, com a mostra “Contando e Cantando Raul Seixas”, na unidade Centro do Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação é gratuita e acontece desde o dia 21 deste mês e segue até 31 de agosto. As atividades são referentes aos 29 anos da morte de Raul, ocorrido em 21 de agosto. Entre as atividades disponíveis, o público poderá ter acesso a uma exposição com imagens do artista, palestras, apresentações musicais e exibição de filme em tributo ao astro do rock brasileiro.

Cida de Sousa, professora na área de comunicação social na Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentará a palestra “Raul Seixas – O Maluco Beleza”. O foco será nos discursos presentes dentro da obra do cantor e falará como a figura de Raul marcou a história do rock nacional. “Eu acredito que ele deixou uma herança muito rica, quem veio depois, foi diretamente influenciado pelo trabalho dele”, afirma Cida.

A professora destaca a importância do evento como forma de manter e contar a historia do movimento roqueiro brasileiro. “O Raul é do tempo em que o rock era muito mais conteúdo e o caráter de rebeldia. Hoje a gente percebe um caráter muito mais comercial”.

Cida aborda os aspectos presentes nas músicas de Raul, como o uso das cordas em uma melodia mais pesada, uma bateria mais agressiva, a forma como ele usava a musica como palco político para passar sua mensagem ao público. “Eu acho que, de uma maneira geral, não só o rock, mas a música popular brasileira carece de melodias que contestem o poder vigente, que contestem o domínio do capital sobre a música como obra de arte”, finaliza.

Além da palestra da professora da UFC, a mostra apresentará a exposição “Mata Virgem” e o show acústico de Uchôa, vocalista da banda Canceriano sem Lar.

Programação
Exposição Mata Virgem
Onde: Espaço das Artes
Quando:
 de 21 a 31 de agosto (de segunda a sexta, das 8 às 20 horas/sábado, das 8 às 12 horas)

Café Literário e Filosofia (Raul Seixas – O Maluco Beleza)
Onde: Sala de Vídeo
Palestrante: Cida de Sousa (professora da UFC)
Quando: 30 de agosto, às 18h30

Performance poética “Raulzito, o Jacaré” com Chicão Oliveira, do Grupo Tranbecantes
Show acústico com Uchôa – vocalista banda Canceriano sem Lar
Quando: 31 de agosto, às 18h30
Onde: Sala de Vídeo

Serviço
Contando e Cantando – Homenagem a Raul Seixas
Onde: unidade Centro do Sesc (Rua 24 de Maio, 692 – Centro)
Quando:
 de 21 a 31 de agosto
Mais informações: (85) 3455 2118 / www.sesc-ce.com.br
*Acesso gratuito
Facebook: /sescceara
Instagram: @sescce