(Foto: Daria-Yakovleva/Pixabay)

Com aspecto restritivo, as dietas da moda podem trazer prejuízos ao organismo. Buscar um profissional é a melhor forma de se alimentar com saúde

Novos estilos de dietas vêm e vão. Seja restrições de tipos de alimentos, grupos alimentares, jejuns de longa duração, a lista é longa. As práticas, contudo, podem trazer riscos à saúde, como ganho de peso, deficiência nutricional e outros. De acordo com especialista, o primeiro passo é buscar profissionais capacitados para avaliar o caso de cada paciente.

Para Thayse Guilherme, nutricionista do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), um dos maiores riscos de se buscar uma dieta da moda é desenvolver algum distúrbio alimentar no futuro. “Estudos mostram que dietas restritivas levam à compulsão. A pessoa vai desenvolver uma ânsia pela comida, acaba comendo mais do que antes de começar a dieta. Quem emagrece 20 quilos, sai da dieta, e engorda 30 quilos”, conta.

Tais problemas ocorrem, explica Thayse, por conta do aspecto restritivo das dietas: não consumir glúten, carboidratos, que são importantes para o desenvolvimento saudável e a falta deles pode desencadear problemas de saúde. As restrições também influenciam no aspecto de convívio social, pois as pessoas podem deixar de sair para apenas se dedicarem aos alimentos da dieta.

Ao restringir o consumo de carboidratos que contêm glúten, se deixa também de consumir outros nutrientes importantes para saúde, como magnésio e do complexo B. Em casos de alergia ou hipersensibilidade ao glúten, o ideal é substituir o trigo por outras farinhas, como a farinha de castanha, linhaça ou amêndoas, psyllium ou grão de bico.

A nutricionista também explica que é cada vez mais comum os pacientes chegarem com dietas que conheceram na internet. O lado negativo, ressalta, é acerca do que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. “O primeiro passo é passar por uma avaliação do nutricionista, que além de peso e altura, vai avaliar exames bioquímicos, histórico da pessoa, deficiências que a pessoa apresenta naquele momento. Ele vai apresentar todo um plano alimentar para aquela pessoa”, fala.

Assim, o mais indicado é investir no processo de reeducação alimentar, que traz resultados a curto e longo prazo para a vida dos pacientes, pois permite uma ampliação do conhecimento acerca do próprio corpo e dos benefícios de cada alimento.

Núcleo Sesc Saúde
O Núcleo Sesc Saúde funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h e, aos sábados, das 8h às 12h. Para agendar consultas, basta fazer o Cartão Sesc, disponível para trabalhadores e empresários do comércio, assim como para o público em geral.

Serviço
Núcleo Sesc Saúde
Acompanhamento nutricional
Mais informações: (85) 3464 9303