Radar do Comércio

Qual a importância das pesquisas na gestão empresarial?

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) disponibiliza informações de mercado gratuitamente (Foto: Reprodução/Youtube/Fecomércio-CE)

Gerenciar um negócio é tarefa difícil. Além de lidar com as questões internas das organizações, os gestores precisam estar atentos ao que acontece no ambiente em que a empresa está inserida, ou seja, na sociedade como um todo, para se planejar corretamente e atender às necessidades de seus clientes.

Dentre os fatores externos que precisam ser observados, as questões econômicas são muito importantes, especialmente no comércio, pois revelam tendências como a disposição dos consumidores para comprar naquele determinado período e dos empresários para investir.

No entanto, em uma sociedade tão dinâmica quanto a que vivemos, manter-se a par dessas informações pode ser um enorme desafio. As empresas recorrem então a pesquisas, que indicam, dentre outras coisas, a forma como as pessoas pretendem gastar dinheiro em certo período, como o mercado deve reagir em determinada conjuntura e quais as tendências econômicas no curto prazo.

Alguns desses levantamentos, por serem caros, se tornam inviáveis para muitas empresas. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio criou, em 1998, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), que trabalha para levar informações confiáveis para as empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. Com 12 pesquisas periódicas e disponibilizadas gratuitamente no site da Fecomércio Ceará, o instituto fornece informações a respeito da situação econômica local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

As principais pesquisas que o IPDC desenvolve sistematicamente são: Índice de satisfação com a vida; Emprego de atividades de turismo; Perfil do endividamento do consumidor; Confiança e Intenção de compra do consumidor (ICC); Índice de Confiança dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará (ICEC); Índice de expectativas dos especialistas em economia; Índice de medo do desemprego; Índice de preços do setor de serviços; Índices de preços do comércio; Emprego do comércio varejista; Emprego do setor de serviços e Pesquisa mensal do comércio varejista.

Em períodos de maior atividade no comércio, como Natal e Dia das Mães, são realizadas ainda pesquisas especiais. Além disso, o instituto disponibiliza o serviço de pesquisas sob encomenda, para atender a necessidades específicas das empresas. O IPDC é uma das instituições que compõem o Sistema Fecomércio, que também inclui a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). Todas as foram criadas e são mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. O Sistema existe para colaborar com os empresários do setor e transformar para melhor a vida dos trabalhadores e de toda a sociedade.

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