O Tai Chi Chuan reúne exercícios lentos que trabalham os músculos, a respiração e a concentração (Foto: Jr Panela).

O Tai Chi Chuan é uma prática milenar que pode ajudar a evitar o estresse do dia a dia. A arte marcial de estilo interno tem origem chinesa e reúne exercícios que visam trabalhar a harmonia em três esferas: corpo, mente e espírito. Alguns fatores do cotidiano como trânsito, celular, demandas de trabalho ou problemas em casa podem se tornar verdadeiras fontes de estresse, podendo ocasionar muitos problemas de saúde físicos e mentais.

De acordo com Ado Giulliano Macedo, professor de Tai Chi Chuan do Serviço Social do Comércio do Ceará Sesc/Ce), a prática é recomendada para pessoas de todas as idades, com a única restrição sendo para quem possui algum problema de saúde que impeça os movimentos. No Tai Chi Chuan, os exercícios são lentos e trabalham não apenas os músculos, mas principalmente a respiração e a concentração, com a prática chegando a ser considerada uma meditação em movimento.

“É indicado também, por exemplo, para trabalhar com ansiedade, como prevenção e até de forma terapêutica. A indicação acontece porque os benefícios envolvem tanto o corpo quanto a mente”, explica Ado. Entre os efeitos mais citados pelos que fazem os exercícios regularmente estão melhor percepção corporal, flexibilidade, aumento de vitalidade, melhora postural, e diminuição da ansiedade e do estresse.

Fátima Pinheiro é uma dessas pessoas que teve a vida transformada pela prática da arte marcial. Ela conta que já tinha curiosidade sobre o Tai Chi Chuan e logo resolveu praticar quando viu que o Sesc oferecia a atividade. “Não pensei duas vezes. Fiz minha inscrição e senti uma identificação com a atividade”. Ela conta que, além de sentir-se menos ansiosa, conseguiu corrigir problemas de postura e diminuir consideravelmente as dores na coluna.

O Sesc oferece a prática do Tai Chi Chuan na Unidade Fortaleza. As turmas estão disponíveis para pessoas a partir de 15 anos e que tenham o Cartão Sesc.

Saiba como fazer o seu: www.sesc-ce.com.br

Serviço
Thai Chi Chuan para aliviar o estresse
Onde: Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro – Fortaleza-CE
Quando: segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 8h50 e nas terças e quintas-feiras, das 17 horas às 17h50
Mais Informações: (85) 3452 9072