Os cursos incluem diversos tipos de arte, como pintura, música, dança e artesanato. As aulas são ministradas no Sesc Fortaleza. (Foto Divulgação)

As aulas são uma oportunidade para quem deseja desenvolver técnicas artístico-cultural

Em busca de proporcionar formação nas áreas de arte e cultura, o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) oferece cursos de pintura, artesanato, música, dança e outras expressões artísticas, por meio da Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural. As aulas acontecem no Sesc Fortaleza. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria unidade.

Na área de artes manuais, a instituição oferece cursos de “Artesanato”, “Pintura em Tela” e “Pintura em Tecido”. No primeiro, os alunos aprenderão técnicas para desenvolver trabalhos como bonecas de pano, aplicação em peças decorativas, bordado a mão, patchwork e caixas de presentes. No curso de Pintura em Tela são trabalhados, das técnicas de pintura a óleo, os fundamentos da linguagem visual, teoria das cores, diversos estilos de pintura, do clássico ao experimental.

As aulas de Pintura em Tecido focam no desenvolvimento de habilidades para a confecção de peças decorativas para diferentes ambientes, abordando temas como técnicas de costura, tipos de materiais, acabamento das peças e controle de qualidade, ferramentas e produção das peças.

Já o curso de Teatro é uma opção para quem prefere as expressões artísticas que usam o corpo como principal ferramenta. Nele, são trabalhados os princípios básicos do teatro, contexto histórico teatral, estruturas cênicas, improvisação e introdução ao estudo dramático.

O curso de Dança de Salão utiliza ritmos como bolero, forró, samba e salsa para trabalhar aspectos como coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, além de ajudar a desenvolver a musculatura corporal de forma integrada e natural.

As turmas de balé são uma alternativa para aqueles que preferem um estilo clássico. O programa do curso foi elaborado a partir de técnicas das escolas tradicionais de dança clássica e trabalha tanto os princípios básicos da dança quanto consciência e expressão corporal, flexibilidade, coordenação motora, alinhamento do corpo, domínio do espaço, musicalidade e outras habilidades.

Na área instrumental, estão abertas vagas para as turmas de Violão. O curso abrange assuntos desde teoria musical, como pauta e pentagrama, notas musicais, acordes, tempo e compasso além da prática, como solo, acompanhamento e ritmos. Também são abordados aspectos da educação musical, como música para a formação humana, música brasileira, criatividade, integração social e a musicalização para as saúdes social, emocional, motora e cognitiva.

Os valores dos cursos possuem preços especiais para trabalhadores do comércio e empresários contribuintes. Para participar das turmas é necessário ter a carteirinha do Sesc. As idades mínimas para cada turma variam entre 5 e 14 anos.

Serviço
Inscrições para os cursos da Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural
Unidade Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro – Fortaleza-CE
Mais informações: (85) 3452 9090