O 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo acontece em maio (Foto: Jr Panela)

O encontro reunirá empresários e diretores de sindicatos do setor do comércio de todo o País para falar do desenvolvimento das atividades, que desempenham importante papel na economia brasileira

Entre os dias 15 e 17 de maio, será realizada a 35ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento é realizado pela Fecomércio/CE em parceria com o Sindilojas Fortaleza. Este ano, o congresso acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Na programação, serão enfocados temas de diversos eixos, incluindo assuntos com referência ao desempenho das entidades sindicais até os que tratam de maneira mais ampla o cenário econômico para o comércio brasileiro. Dessa forma, o evento pretende debater soluções não apenas para os problemas enfrentados pelos órgãos sindicais, mas para diversos desafios encontrados pelas empresas do setor.

Entre outros temas a serem abordados estão perspectivas econômicas, liderança e o varejo do futuro. Os assuntos serão tratados por meio de palestras, workshops, seminários, debates e grupos de trabalho. Serão apresentadas ainda diferentes experiências na área e cases de sucesso.

Uma das principais temáticas a serem abordadas diz respeito à sustentabilidade e a gestão das entidades sindicais. Essas discussões terão o objetivo de avaliar as melhores maneiras de fortalecer as instituições que representam os empresários do comércio de bens, serviços e turismo, ajudando a proteger os interesses da categoria e de todos aqueles que são beneficiados por essas atividades, como os trabalhadores e beneficiários dos programas do Serviço Social do Comércio do Ceará do Ceará (Sesc/CE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE).

Para Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o congresso acontece em um momento propício para avaliar a atuação do sindicalismo patronal frente à nova realidade brasileira: “vamos ampliar o debate sobre fortalecimento e defesa do setor produtivo do comércio, nossa representatividade e os novos ambientes do sindicalismo brasileiro. Além disso, será um momento importante para debater como continuaremos, diante dos desafios, sendo a voz dos empresários na defesa da atividade econômica mais geradora e distribuidora de riquezas no âmbito nacional”, afirma.

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser realizadas aqui