A peça é baseada nos livros Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos, do escritor Lima Barreto. (Foto: Adeloya Magnoni)

Duas obras do autor foram adaptadas para a peça apresentada pelo elenco do coletivo carioca Cia. Dos Comuns. O acesso é gratuito com doação de 2 kg de alimentos

Sucesso de crítica e público, o monólogo “Traga-Me a Cabeça de Lima Barret”o chega à Fortaleza. A peça é apresentada pelo elenco do coletivo carioca Cia. Dos Comuns, escrita por Luiz Marfuz, e dirigida por Fernanda Júlia. A produção é inspirada nas memórias do escritor e jornalista negro, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro em 1881. O espetáculo será apresentado no Teatro São José, segunda-feira, 15, às 19 horas.

“Diário Íntimo” e “Cemitério dos Vivos” são as obras adaptadas na peça. O primeiro, publicado em 1953, é um registro do preconceito racial e a exclusão da população negra; o segundo é um diário escrito no período em que Lima Barreto foi internado no hospício da Praia Vermelha, em 1914, devido ao alcoolismo.

A política eugenista (movimento segregacionista do final do século XIX), fundada na teoria do darwnismo social, pretendia o embranquecimento do povo brasileiro. Em “Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto”, o enredo parte do momento da morte do escritor, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.

A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto. Sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas. A montagem é interpretada pelo ator baiano Hilton Cobra, mais conhecido como Cobrinha, e acontece dentro do circuito Palco Giratório Sesc, que realiza temporada de espetáculos gratuitos de artes cênicas em Fortaleza.

O Palco
A temporada do circuito Palco Giratório em Fortaleza segue até o dia 24 de abril. As próximas atrações do Palco Giratório Sesc acontecem dias 14 de abril, às 17 horas, na Praça Luíza Távora, com o espetáculo Da Silva, El Hijo de las Americas da Cia. Dona Zefinha (CE).

Sábado, 20, às 17 horas, o espetáculo sensorial para bebês “Voa”, do Coletivo Antônia (DF) inspirado na obra “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves, é realizado no Theatro José de Alencar e no dia seguinte, 21, na Casa Absurda, no mesmo horário.

Na terça-feira, 23, às 16 horas, o espetáculo “Naquele Bairro Encantado” surpreende o público pelas ruas do bairro José Walter, no entorno do Polo de lazer. Na quinta-feira, 24, 19 horas, o encerramento do circuito acontece com o Coletivo Manada que apresenta peça sobre a santa popular da cidade de Várzea Alegre, Maria Bil, no Cuca da Barra do Ceará.

Veja programação completa no site do Sesc

Sobre o Palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como o maior projeto de difusão e intercâmbio das artes no País, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Desde o início, o Circuito já levou 9.526 apresentações em todo o País, muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras.

Serviço
22ª edição do Circuito Sesc Palco Giratório
Quando: 3 a 24 de abril
Ações: espetáculos e oficinas de artes cênicas
Acesso gratuito com doação de 2 kg de alimentos
Confira mais informações aqui