Fachada do Museu Casa dos Pássaros

O novo Museu Orgânico é um espaço de observação e de fotografia de aves da região que atrai turistas e estudiosos do Brasil e do mundo (Foto: Divulgação)

Localizado no Sítio Pau Preto, o equipamento faz parte do projeto Museus Orgânicos do Sesc

As memórias, as tradições, a cultura, a história e raízes de um povoado, quando bem resguardados, podem virar um grande patrimônio a ser desvendado e apreciado por várias gerações. É nessa perspectiva que o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) de Juazeiro do Norte, braço social do Sistema Fecomércio-CE, inaugura na próxima quarta-feira, 18, o Museu Casa dos Pássaros do Sertão, no município de Potengi.

O Museu Casa dos Pássaros do Sertão faz parte do projeto Museus Orgânicos do Sesc, que tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e onde inicia e reside a tradição: suas moradas.

A história do Museu Casa dos Pássaros do Sertão começa em meados dos anos de 1930 e 1940, quando o casal Abraão Gonçalves de Pinho e Ana Gonçalves de Pinho e sua filha de cinco anos de idade, Josefina Zizi da Conceição, chegam de mudança em sua nova propriedade, a Fazenda Belo Horizonte.

Em 1947, com 15 anos de idade, Dona Zizi se casa com Mário Gonçalves de Lima e, juntos, passam a trabalhar com agricultura. Durante a jornada, o casal tem nove filhos: Adalberto, Marinha, Francisca, Joaquim, Abraão, José, Ana Lúcia, Luiz e Mário.

Seu Mário Gonçalves, também chamado Mário Abraão (apelido herdado do sogro), e Dona Zizi decidem dividir a propriedade com os filhos. Assim, após alguns anos, surge “A Casinha”, propriedade do filho mais novo do casal, Mário Gonçalvez de Lima Filho, e, agora, recém-inaugurado Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

A Casa dos Pássaros do Sertão
Localizada no meio da caatinga, na Fazenda Belo Horizonte, mais conhecida como Sítio Pau Preto, “A Casinha” hoje se transformou em espaço de observação e de fotografia de aves de Jefferson Bob, bisneto de Seu Abraão, neto de Dona Zizi, e filho mais velho de Mário Filho. Bob, como é chamado na região, desde criança, teve sua vida conectada com o sítio, tornando-se biólogo e conhecedor da avifauna.

À medida que foi crescendo, o bisneto de Seu Abrão e neto de Dona Zizi percebeu que, além dele, outras pessoas também faziam o mesmo e então passou a exercer a atividade de guia de observação de aves em 2013.

O Sítio Pau Preto, que conta atualmente com 212 espécies de aves registradas no E-Bird, foi ganhando espaço como ponto turístico. A presença de visitantes e de agências de observação de aves de toda parte do mundo exigiu de Bob uma transformação para um local de acolhida. Em 2016, ele e sua mãe, Ivete Guedes, iniciaram um projeto de hospedagem domiciliar, que recebe apoio de observadores de aves via arrecadação pela internet. Após a reforma, os grupos passaram a usar o local como hospedagem e ponto de apoio para a atividade. No espaço, também é feito o trabalho de preservação da natureza.

Por meio das redes sociais e do contato com agências da área, o Sítio Pau Preto hoje é referência e pioneiro no Nordeste como área exclusiva para a atividade de observação de aves. Com todo esse enredo em volta, o Sítio Pau Preto dá mais um passo, e se transforma no “Museu Casa dos Pássaros do Sertão”.

Para mais informações:
araripebirding@gmail.com / (88) 99204-2146

Serviço
Inauguração do Museu Casa dos Pássaros do Sertão
Quando: 18 de dezembro de 2019, às 17 horas
Onde: Sítio Pau Preto, s/n, Zona Rural de Potengi/CE