Os campeonatos de eSports lotam arenas e estádios em todo o mundo (Foto: Divulgação/Riot Games)

Os eletronics sports, ou somente eSports, são os esportes eletrônicos ou competições profissionais de jogos eletrônicos com videogames que vêm crescendo a cada ano e envolvem prêmios milionários. Os grandes torneios podem ser de jogos como League of Legends (LoL), DotA 2, Counter-Strike (CS), Starcraft, PES, entre outros.

Os maiores torneios possuem transmissões ao vivo via internet, etapas presenciais com milhares de pessoas na platéia e narradores oficiais. Os jogos populares são online e, na maioria, gratuitos, fazendo com que qualquer pessoa possa jogar.

Em novembro de 2016, Fortaleza recebeu, no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Desafio Invocadores, uma disputa entre as equipes INTZ (campeã do Campeonato Brasileiro de LoL (CBLoL) 2016 e única brasileira no Mundial de LoL) e a PaiN Gaming (campeã do CBLoL 2015).

No Brasil o eSport está em processo de ascensão. O game mais famoso nesse sentido no País é o League of Legends, graças ao suporte dado pela produtora Riot Games em torneios oficiais, como o Campeonato Brasileiro de LoL. Jogos como Counter-Strike, Street Fighter e Fifa também possuem torneios locais, porém menores. Canais como ESPN, Bandsports, Esporte Interativo e SporTV estão investindo cada vez mais na produção de conteúdos voltados para os eSports e já transmitem ao vivo algumas competições.

CONHEÇA ALGUNS JOGOS
Moba
é a sigla de Multiplayer Online Battle Arena, que traduzindo para o português fica arena de batalhas online para vários jogadores. São jogos que misturam estratégia com RPG como, por exemplo, League of Legends, Rise of Inmortals e Defense of the Ancients (DotA).

Futebol também tem seu espaço com torneios de Fifa e PES. Apesar de não existir um grande mundial como ocorre nos Mobas, organizações locais costumam criar campeonatos oficiais que valem premiação em dinheiro e rankings. Como, por exemplo, o Arte Virtual Fifa Clube, que é uma comunidade brasileira de Fifa que promove os jogadores profissionais e torneios.

EVO ou Evolution Championship Series, é um campeonato internacional de jogos de luta, que ocorre anualmente em Las Vegas. Ao contrário dos outros eSports, nesse torneio há diversos games, com tabelas e campeonatos separados, como Mortal Kombat X, Ultra Street Fighter 4 e Super Smash Bros.

Estratégia em tempo real é o gênero que deu início a todo o sucesso dos eSports. O maior exemplo é o StarCraft, o primeiro da série. World of Warcraft, apesar de ser um RPG online, também tem segmentos de estratégia em tempo real e torneios oficiais na BlizzCon e fora dela.

Counter-Strike foi o responsável pelo seu crescimento dos eSports no ocidente. O game de tiro em primeira pessoa fez fama nas lan houses do mundo todo. No Brasil, tem um Campeonato Mundial oficial, com premiação de US$ 50 mil para a equipe vencedora.

 

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles