Cesce o número de católicos que se envolvem ativamente na igreja. O fenômeno da Renovação Carismática que se deu  no fim da década de 60, nos EUA espalhouse rapidamente pelo mundo como uma onda de graça, gerando conversões e um número incalculável de grupos de oração.

Da espiritualidade da RCC brotou as Novas Comunidades e paralelo os Movimentos Eclesiais, um grande dom para a Igreja que testemunhou uma reavivar no espírito. Jovens, crianças, famílias descobriram um novo ardor, experimentaram um novo amor pelo evangelho e um novo ímpeto no anúncio de Jesus Cristo Vivo e ressuscitado.

Os católicos que se deixam tocar pela graça fazem a experiência de um novo jeito de viver sua fé, de modo autêntico, vivo e o principal, de uma forma feliz. Seguir Jesus não nos tira nada, como magistra o papa Bento XVI. Nisso consiste a felicidade do cristão, testemunhar com alegria Jesus Cristo e seu Reino.

 Fortaleza é para o mundo um fenômeno e um ponto de irradiação da graça pela grande quantidade de Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e vivacidade da RCC. Temos um quadro que indica aumento das vocações, para as diversas formas de vida religiosa e leiga.

Os desafios existem e aumentam à medida do progresso da secularização de nossos dias o que exige dos cristãos uma afirmação de seu testemunho e autenticidade na prática do evangelho de Jesus Cristo, vivo e ressuscitado.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles