Dez anos depois, a  renúncia de Bento XV ganha mais um capítulo, que parece ser o final sobre o motivo de sua decisão em 2013. Embora o papa tenha dito à época que não possuía mais energias para exercer o ofício de sucessor de Pedro,  muitas especulações e teorias da conspiração foram  levantadas para justificar  a renúncia papal. .

Peter Seewald, biógrafo de Bento XVI.

“Para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado”, havia escrito Bento XVI em texto de renúncia.

Nesta semana, o biógrafo oficial de Bento XVI, Peter Seewald, publicou uma carta escrita pelo próprio biogrado escrita em outubro de 2022, na qual aborda a motivação de sua renúncia.

O “motivo central da decisão” que chamou a atenção do mundo foi “a insônia que o acompanhava ininterruptamente desde as Jornadas Mundiais da Juventude em Colônia”, realizada em 2005.

Bento XVI passou a ingerir “remédios potentes” prescritos por seu médico para manter sua carga de trabalho, mas os farmacos atingiram seus “limites”.

De acordo com o portal InfoCatolica, “na carta a Seewald, ele reconhece que esse modo de vida ˋsó poderia ser sustentável por um curto período de tempoˋ. Por isso, decidiu renunciar devido à perspectiva de uma viagem em julho de 2013 ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Ela não se sentia capaz de responder aos jovens como gos

Bento XVI na JMJ Madrid 2011

Desta forma, renunciou com antecedência suficiente para que seu sucessor pudesse cumprir a visita ao Brasil, o que o Papa Francisco acatou.

ˋBento XVI não quis fazer escândalo enquanto estava vivo sobre as circunstâncias imediatas de sua renúncia, que foi justificada por seu esgotamentoˋ, disse Seewald em declarações à rádio alemã Katholische Kirche na Alemanha.

“Espero que isto ponha fim às teorias da conspiração e às especulações erróneas de uma vez por todas”, disse Seeward após confirmar que a renúncia se deveu a motivos de saúde, “exatamente como manifestou na sua declaração de demissão”, noticiou a agência Europa Press.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles