Ancoradouro

Globo Espírita

1380 24

A Rede Globo investe pesado na difusão do espiritismo em sua programação. Na teledramaturgia da emissora as figuras do mundo católico como padres, freiras e devotos são apresentados de forma esteriotipada e ridicularizada, bem diferente da retratação dos personagens espíritas.

Em dias que se fala tanto contra o preconceito, poderíamos nos perguntar o porquê do preconceito contra a Igreja Católica e de seus membros à emissora carioca. Por que favorecer o espiritismo e ridicularizar, algumas veze, personagens do mundo cristão?  O pior de tudo é a confusão  – talvez com um propósito – que fazem acerca do tema, pretendendo associar o espiritismo à fé católica, levando ao público a ideia de que se trate de duas realidades conciliáveis, quando não o são.

As manchetes sobre a próxima novela espírita da globo fazem questão de explicitar que a autora é católica. Denominam essa vertente de espiritismo cristão. A Igreja Católica não reconhece tal ligação e não permite ao católico frequentar sessões mediúnicas ou ter como fonte de doutrinamento a filosofia espírita. Quem queira assim agir que o faça sem a alcunha de católico, isto é uma opção, entanto, reafirmando o pensamento, para quem escolheu ser católico não lhe é permitido um adendo religioso.

A investida da emissora na divulgação do espiritismo  não é ocasional ou sazonal, parece fazer parte da ideologia do grupo, dada a  frequência que aparecem na programação, no decorrer dos anos. A Sra. Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, se diz católica, mas desde a década de 60 é espírita.

Lily Marinho, espírita, viúva de Roberto marinho.

Lily Marinho, espírita, viúva de Roberto marinho.

Da. Lily é respeitada entre os espíritas pelo seu trabalho de promoção da doutrina. Em  2008 recebeu a comenda Allan Kardec pelos seus préstimos trabalhos na promoção do espiritismo, da Academia espírita de letras, em sessão solene, na Assembléia Legislativa de Goiás.

À revista Veja, edição 1904,2005, a viúva do presidente das organizações Globo revelou seu ritual diário. “enche um copo de água e o coloca ao lado do retrato do marido, na cabeceira da cama. De manhã, joga fora a água. ‘Dizem que tudo de ruim fica concentrado ali’, diz Lily”. Prossegue a matéria sobre Lily Marinho e sua relaçao próxima com o espiritismo, “Leu Allan Kardec, foi a centros espíritas, visitou Chico Xavier”. Isto desde a década de 60.

Junto à matrona Marinho uma quantidade expressiva de diretores, produtores e artistas em geral são adeptos do espiritismo e produzem o material que chega até nossas casas via concessão pública. Somente neste ano foi produzido um filme sobre Chico Xavier (Globo Filmes), uma novela estreará em breve e ainda no primiero semestre irá ao ar uma série abordando (positivamente) o espiritismo.

Como católicos precisamos dar uma resposta à proposta da emissora.  Não podemos ser católicos e espíritas. A atitude mais sensata é não assistir e nem dá ‘ibope’ à série, bem como ao filme. Também temos a missão de esclarecer as pessoas que são católicas sobre esta realidade. Deixem que os espíritas assistam, afinal, é um tema importante para eles, não para nós.

Devemos também cobrar da emissora sobre sua postura de esteriotipar os personagens católicos ridicularizando-os.

Alguns canais de comunicação com a emissora:

Central de atendimento por e-mail (é preciso cadastrar-se)

https://login.globo.com/login/464

Por telefone:

400 22 884 (opção 3 / preço de uma ligação local)

Voltarei a tratar sobre o tema aqui no Blog.

Recomendado para você

24 Comentários

  • Júnior disse:

    A gente tem que filtrar tudo o que entra em nossas casas,o que oferecemos aos nossos filhos.Saber com quem andam,o que estão fazendo,que sites estão acessando,e as novelas?em momento algum dá crescimento para alguma coisa.E a globo realmente a muito já vem propagando o espiritismo,em várias novelas.Sem falar na Rede Record também que vem de todas as formas fazendo matérias sobre pedofilia na igreja católica,que é um problema sério e tem que ser resolvido,mais como se não acontecesse também em igrejas protestantes.Por que eles não fazem matérias de diversos absurdos que acontecem nas igrejas protestantes.

  • Elaine Mendes disse:

    O Espiritismo é uma realidade muito presente no Brasil, o que se poderia pedir a Globo é ela colocar bem claro na novela que a doutrina católica em hipótese alguma aceita a reencarnação e a busca pela comunicação com os mortos.

  • Caroline disse:

    Boa Tarde,
    antes de mais nada quero deixar claro que respeito muito o catolicismo, todavia minha opção, crença e filosofia de vida é espírita kardecista. Quero deixar claro que a doutrina espírita e sim cristã.

    Hoje em dia,pelo menos no Brasil, graças a Deus as religiões podem conviver harmonicamente. O ecumenismo é muito importante!

    O que é necessário que nos unamos contra as atrocidades, as injustiças no mundo. E nao ficar discorrendo que religião é a escolhida, entre outras coisas.

  • Leonardo Lucchetti disse:

    Sou Espírita, mas não deixo de ser cristão por ser o espiritismo uma doutrina cristã. Como Chico dizia a Igreja Católica é uma grande mãe, e não é justo com ela e com qualquer outra doutrina criar conflitos pois isto nunca foi e nunca será edificante.
    Mas, faço um apelo à todos nos, que acreditemos num Deus de amor e que somos cristãos buscar focar nossas igualdades e não nos afastar. Pois temos muito trabalho para trazer mais bem a este mundo onde prevalece o mal.
    Concluindo, trabalhemos nas nossas igualdades para ser possível trabalhar juntos a favor da grande família que é a nação brasileira.
    Preferiria ter uma TV não critica mas unificadoras dos bom credos porem respeitando suas qualidades e individualidades. Deixando a estas julgo dos ajustes das mesmas e da conduta adequada e se proceder.

  • Evidente que podemos ser catótilo e espírita ao mesmo tempo. Principalmente se forem espiritualistas, ou seja, acreditam no que defendem os ideais espíritas. No amor ao próximo, na caridade, na solidariedade. O ideal seria nunca querer mudar a religião de alguém, porque, positivamente, não acredito que a religião “A” seja melhor que a religião “B”. Nas origens de toda e qualquer religião cristã está o pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, já dizia Chico Xavier. Não precisa ser especialista para sabermos que nenhuma organização está imune à crise, nem mesmo as religiosas. Em dois mil anos, certamente enfrentou crises graves. Papas tiveram que fugir para outros países. Seus dogmas foram questionados pela Reforma de Lutero, no século XVI. Sua trajetória registra a página negra da inquisição. Agora, a Igreja Católica se vê diante de uma avalanche de denúncias que não poupam nem a figura, vista como intocável, do Sumo Pontífice, o Papa Bento XVI. Notícias sobre escândalos sexuais na Igreja não são recentes. Ninguém está atacando a Igreja como instituição. Isso pode acontecer com qualquer tipo de organização e com qualquer comunidade religiosa. Os escândalos não foram inventados pela mídia, mas relatado pela mídia. Há uma diferença muito grande nisso. Os padres pedófilos estão na contra-mão de direção de personagens como Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, São Vicente de Paula, Santa Terezinha, João XXIII, D. Paulo Evaristo Arns e tantos outros religiosos que escreveram belíssimas páginas na história da Igreja. Ante a avalanche de denúncias, não soube ou não quis conduzir este assunto com a transparência, o rigor e disciplina que a situação exigia. O pacto para manter os delitos em segredo, favorecendo a impunidade, mostrou-se um erro histórico, que ainda pode ser corrigido.

  • Boni (O aniquilador de ídolos) disse:

    O dono desse site fala das redes de televisão com tanta propriedade e desenvoltura que já estou me convencendo de que ele é JESUS CRISTO.

    O que é mais prejudicial para nossas crianças,para nossas famílias ?.As emissoras de TV,ou as colunas neste site, de espíritismo,
    ocultismo,astrologia e outra abominações
    contra o Senhor Jesus.

    Colunas que o dono do site permite e consequentemente ajuda a pregar tais imundíces.

    Seria o tal do ecumenismo talvez ?.

    Amor ao dinheiro talvez ?.

    Jesus,certa vez disse :

    Que parte tenho Eu com belial ?.

    O dono do site é cristão ou mundano ?.

    O vanderlúcio está preocupado com as novelas da globo que passam mensagens de espiritismo,e no site dele tem a até coluna dedicada pra isso.Sem contar ocultismo,astrologia e outros fragmentos do inferno.

    Isso que acontece na globo é ordem da igreja católica.É o tal do ecumenismo.

    Deêm uma olhada aqui do lado,está em ordem alfabética.Está escrito assim :

    CONEXÂO ESPÌRITA.

    • Vanderlúcio Souza disse:

      Bonillo, acredito que você esteja entre os 70% dos brasileiros que se dizem alfabetizados mas não sabem interpretar um texto. Um pouco mais de acuidade perceberia que meu blog é uma ferramenta hospedada numa plataforma online, da qual não detenho poder de escolher o que deve ou não estar nela.

  • Paulo Fernando disse:

    “[…] Os padres pedófilos estão na contra-mão de direção de personagens como Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, São Vicente de Paula, Santa Terezinha, João XXIII, D. Paulo Evaristo Arns e tantos outros religiosos que escreveram belíssimas páginas na história da Igreja.”

    Quantas novelas e telejornais vc vê falando sobre isso diariamente?

    Entre no site espírita: , lá vc vai encontrar a seguinte definição de espiritismo:

    “O Espiritismo é a doutrina ensinada pelo Mestre Jesus que mais tarde foi divulgada pelos benfeitores espirituais, tendo Allan Kardec como codificador.”

    1- Se existe algum tipo de código nos ensinamentos de Jesus, estes já estão decodificados nos evangelhos canônicos e nas cartas de São Paulo.

    2- O objetivo que fundamentava a doutrina de Jesus não condiz com os do espiritismo.

    3- Eu nunca ouvi falar de um momento onde Jesus se reuniu com seus seguidores para conversar com os mortos!

    “O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.” (WIKIPÉDIA)

    Infelizmente ecumenismo não é religião, é uma maneira de evitar conflitos, portanto, quem é católico não é espírita e quem é espírita não é católico.

  • helnathan disse:

    quase toda a familia marinho é, ou já foi espirita, as novelas, o comercial que divulga o espiritismo. a gente realmente tem que filtrar oque entra na nossa casa. eu particularmente não assisto nada do que passa na globo. já a record é do edir macedo, bispo e fondador da iurd
    (ou seja a record é de proprietarios evangelicos) nada contra os espiritas mas essa religião é coisa dos espiritos do mal. a minha emisora que eu mais assisto e gosto é a record. prefiro não me envolver com essa sugerada que é a globo.

  • Maria Lima disse:

    Li tudo que aqui esta escrito, a minha conclusão: Jesus nao deixou religião dadas em nomes , ele nos ensinou e afirmou Amai teu proximo como a ti mesmo, e a Deus acima de tudo. pergunta: voces amam seus proximos como a voces mesmos? voces praticam o bem ? a caridade?.Es capaz de perdoar o assassino de teu ente querido?
    Se eu não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo e aquele que me fala será para mim um bárbaro.
    Que a paz esteja com todos voces.

  • Suellen disse:

    Só pra constar espírita também é cristão

  • Yan disse:

    a igreja catolica nao tem nada ver com espiritismo ja a recor quem tem la o cara que se diz o bispo edir macedo ele que er o domonio pq a unica igreja criada por Cristo é a IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA

  • Adalberto Pires disse:

    Pelo que sei e estudei jesus Cristo nunca esteve em Roma, quem fundou a Igreja católica apostólica Romana foi o imperador Romano Constantino no ano 325 depois de Cristo.

  • marcelo disse:

    por favor. gente não vão banalizar a palavra de deus. a verdade uma só . e deus o espirito santo e jesus cristo. esse negocio de espirita e outros. e tudo uma enganação se você. TEM DÚVIDA PROCURE. pessoas que conheça. a bíblia povo fala que a primeira.igreja criada por deus foi a católica .sim mas não criou a idolatria ressumindo somente o nosso senhor salvador jesus cristo que pode nos salvar o resto e conversa

  • cesar disse:

    Oras , Jesus mesmo NEGA que reencarnamos para pagar pecados ou crimes em (São João 9,2-3). Se espíritas são mesmo cristãos, devem seguir a Cristo e não a Kardec.
    Perguntaram a Jesus :
    2. Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?
    Jesus respondeu:
    3. Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus

    E por essas e outras, a Globo vai perdendo espaço e se desgastando. Queira Deus, que essa emissora acabe por falir Pois que tanto ataca a igreja que Cristo fundou e edificou em Sâo Pedro . (São Mateus 16,18) Emissora que ENGANA o cristão bem intencionado e de boa fé….

  • Vitor Araújo disse:

    Sou Espírita Kardecista a 5 anos e antes de me tornar adepto desta Maravilhosa doutrina já fui catolico e protestante, e deixei de ser por que estas e outras religiões impedem que seus adeptos tenham uma mentalidade maior com relação as tantas outras dimenssões existentes neste mundo tão belo que faz parte da criação do exelso criador e pai de bondade maior, e agradeço pela TV GLOBO estar se tornando a cada produção sua um braço e uma representante do Espiritismo no Brasil, parabéns a toda a Familia Marinho por isso, principalmente a matriarca da Familía a Sr. Lily Marinho.

  • TADEU disse:

    TODO FREQUENTADOR DE ESPIRITISMO É PERTURBADO E ISSO SE DAR PELA LEGIÕES DE DEMÔNIOS QUE PERMEIA A VIDA E O AMBIENTE QUE QUEM É ADEPTO DESTA SEITA. TUDO O QUE É MALDIÇÃO SE ATRÁS QUANDO FREQUENTA ESTE TIPO DE SEITA.O ESPIRITISMO É UMA SEITA DEMÔNIACA E ALERTO AO POVO BRASILEIRO QUANTO A PROGRAMAÇÃO DA GLOBO,PARA QUE AS MALDIÇÕES ENTREM EM SUA CASA.CUIDADO.

  • beatriz disse:

    Basta ler a opinião das pessoas e perceber quem segue de verdade o cristo. Quem dissemina ódios, preconceitos e se dizendo donos da verdade tenho certeza que negam cristo. Pouco importa a religião, as obras sao mais importantes. Espiritas são cristãos, somos uma realidade, nos respeitem como respeitamos todos. Talvez por isso nao somos estereotipados, nao ficamos fazendo declarações preconceituosas tresloucadas. Por isso esse mundo nao presta, falta amor e ttolerância.e o principal, falta maos a obra, caridade, ocupação dai faltará tempo pra ficar escrevendo abobrinha.

  • Carlos disse:

    Cada um tem seu livre – arbítrio, e segue o que acredita, a essência do ser Humano na está na Religião ou na Doutrina o qual Segue, mas nos seus atos do dia a dia, Sou espírita, e ser espírita é respeita o direito do próximo, ajudar a quem precisa de ajuda, afinal a mensagem de Jesus é o Amor ao Próximo, e não o julgamento de que fulano é o “Demônio” por isso, por aquilo, a tanta coisa pra fazer nesse mundo, tanta miséria, crianças sofrendo, criminalidade e alguns acham que o certo é ficar fazendo julgamento, pois bem sabemos de vários atos promovidos pela igreja católica na antiguidade como a Inquisição, os Bordeis da Igreja do século IV, atualmente a Pedofilia. enfim Jesus Ensinou o Caminhou, como deveis agir, agora cabe a cada um o que irá fazer.

  • Vanessa disse:

    Meu caro escritor. Acho interessante você pedir respeito pela sua religião católica, e está certíssimo no mesmo; entretanto por outro lado, trata com desrespeito o kardecismo. E ainda separa a ambos dizendo que não se devem misturar. Meu querido, sou kardecista e frequento a igreja católica, embora as doutrinas sejam diferentes, lhe asseguro que oramos ao mesmo Deus cristão. Temos caminhos diferentes, mas ambas as religiões se acercam de Deus. Deveria se informar melhor a respeito do seu “inimigo”. Quanto a globo, reconheço que deveriam respeitar as outras religiões, pois é isso que se espera de um kardecista. Deus te abençoe.

  • Isac disse:

    Além do relatado no post sobre a perversa Rede Globo, perfeito, espiritismo é satanismo, sendo ela a Rede Globo a perversora oficial da familia brasileira com seus varios programas relativistas, como suas sexo-novelas e BBB, escola de putaria ao vivo, a rede de tv que faz de seu lar cenas de quarto de motel, pervertendo os pais e os menores – esses então as maiores vítimas.
    Um católico consciente jamais, sob hipótese alguma deveria dar audiencia a essa rede de esgoto a ceu aberto!
    Existe espírita que se diz católico, aí sim!

  • Estela Adriana dos Santos disse:

    Porque falar mal da única religião que realmente faz o bem na vida das pessoas e no mundo, a única sem intenção de arrancar dinheiro dos fiéis, a única que realmente consola. Aprendam a amar e respeitar o próximo e assim aprenderão oque é religião , oque é amor e o Deus que tanto vocês dizem amar e seguir.

  • José Carlos Fiorido disse:

    Parece que o autor não sabe que a MISSA CATÓLICA, que é transmitida há anos pela emissora Globo é uma preferência à doutrina católica. Diga-se de passagem, esta missa nos parece bem distante dos cânones católicos, posto que mais tem de rituais de liturgia do que tempo de pregação dos evangelhos, que é a grande proposta do Cristo. E a pregações, diga-se, agora não de passagem, são de uma pobreza doutrinária de doer. Não assiste razão ao autor. Um continente enorme de católicos acredita na reencarnação, na comunicabilidade dos espiritos, na lei de causa e efeito e já há muito, conseguem fazer uma leitura mais que literal, simbólica do evangelho, daí porque a igreja católica vem perdendo sistematicamente fiéis.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *