Um tweet inspirou-me este pôst

“Três imagens: a forma que nos vemos, a forma com que os outros nos veem e a forma como NÓs achamos que os outros nos veem. Qual a sua????”.

É de grande importância termos uma imagem justa e adequada de si mesmo. Quando há instabilidade nesta perspectiva caímos na baixa estima ou numa concepção exarcebada do próprio ego, dois opostos que devem ser evitados.

Preocupar-se em excesso com a opinião dos outros sobre nós mesmo é outro risco. Norteados por este sentimento a pessoa perde seu próprio brilho, sua vitalidade. Fica a mercê da opinião alheia e já não vive por si mesma.

A terceira imagem é a pior de todas, representa o triste estágio psicológico de alguém que não possui segurança e autoconfiança. Nesta fase são os sentimentos e as paixões a dominarem o ser  ofuscando a consciência e a lucidez.

O esforço de cada um deve concorrer para adquirir a justa imagem de si. Não somo melhores ou piores do que ninguém, essencialmente, este é um princípio básico, poderoso para por novamente nos trilhos uma pessoa.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles