Dário André Gurgel Vasconcelos,25, é membro da Comunidade de Aliança Shalom, estudante de Publicidade e Propaganda . Engajado no Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Shalom, faz parte do núcleo de organização e é coordenador de grupo de oração para jovens. O jovem faz parte  do grupo setor Juventude da arquidiocese de Fortaleza e foi eleito por este organismo a integrar a coordenação da delegação brasileira oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,Cnbb, que irá representar a Igreja Católica do Brasil na Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI em Madrid, em agosto de 2011.O evento reúne milhões de jovens dos cinco continentes a cada quatro anos, se encontram em uma grande cidade do mundo para estarem com o Santo Padre e aprofundarem sua fé. O blog conversou com Dário, acompanhe. 

 Ancoradouro –  Conte-nos um pouco sobre seu engajamento na Igreja.

Dário – Em 2001 à convite de uma amiga de meu condomínio fui ao Acampamento de Jovens Shalom. Lá tive uma profunda experiência com o Amor de Deus. Desde lá aumentou no meu coração, a cada dia o desejo que outras pessoas provassem daquilo tinha conhecido. Que era Jesus em mim. Desde então comecei a participar dos ministérios de serviço da Obra Shalom. 

 Ancoradouro –   Como surgiu o convite para representar a juventude do NE na JMJ 2011?

Dário – Eu participo de um grupo de evangelização da juventude junto a Arquidiocese de Fortaleza que se chama Setor Juventude. Lá nós planejamos eventos de evangelização na Igreja local. Certo dia, nosso bispo auxiliar de Fortaleza,  Dom José Luis, disse que a Cnbb havia pedido um jovem de Fortaleza que participasse das novas comunidades, e este mesmo grupo me escolheu para compor a representação. Nosso trabalho consistirá em coordenar a delegação da Cnbb que será constituída de dois jovens de cada diocese. Temos do Nordeste 150 jovens. Na possibilidade da Jornada acontecer no Brasil (em 2014)  nós iremos ajudar muito o acontecimento do evento aqui no Brasil.

Ancoradouro –  A Jornada Mundial da Juventude de 2015 acontecerá mesmo no Brasil?

Dário – Não sabemos ainda. Existe a possibilidade. O Santo Padre Bento XVI anunciará o país sede da próxima Jornada em Madrid em  2011. A Cnbb está motivando os jovens a irem porque se a próxima Jornada de 2015 for aqui no Brasil, iremos fazer um grande festa bem brasileira…

A última JMJ aconteceu na Austrália

Ancoradouro – Qual é sua expectativa para esta JMJ?

Dário – A JMJ é um evento que marca a história do mundo. Há neste evento jovens vindos dos mais diversos lugares da terra para se encontarem com Deus. Através das cataqueses, dos shows, apresentações e  em especial na vigília com o Santo Padre. Lá Bento XVI irá falar diretamente a nós. Minha expectativa é imensa e de grande alegria. Iremos estar conduzindo a delegação de jovens que a Cnbb enviará de dois jovens de cada diocese do Brasil e com certeza vamos viver momentos inesquecíveis.

Ancoradouro – Como analisa a atuação do jovem de hoje na Igreja?

Dário – O jovem que participa ativamente da Igreja busca  a fundo viver sua fé. À medida que vemos muitos jovens não empenhados de uma forma mais comprometida com a Igreja, tenho visto que os que estão buscando hoje efetivamente atuarem são pessoas que vivem sua fé de uma maneira muito profunda, comprometida e frutuosa. 

Ancoradouro – E para quem se interessar em viajar para encontrar-se com o Papa, na Espanha, como deve proceder?

Dário – A Comunidade Shalom está organizando uma excursão para a JMJ. Além de irmos para a Jornada que acontecerá durante uma semana, iremos fazer um passeio turístico na Espanha passando por lugares onde santos como Teresa D’Ávila e São João da Cruz viveram. Há um plano de pagamento muito facilitado e o pacote incluirá praticamente todas as despesas.  

 Confira clipe oficial da JMJ 2011

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PLOcE5rl8M4[/youtube]

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles