Bispos do Regional Nordeste 3 em visista Ad LiminaAconteceu dos dia primeiro a onze de setembro a Visista Ad Limina dos bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) com o Papa Bento XVI. O encontro acontece a cada cinco anos e serve para indicar a unidade da Igreja Católica em torno do pontifície Romano.

Dia 10, o papa dirigiu a palavra aos bispos. Recordou os mais de quinhentos de evangelização no país e faz uma alerta sobre o crescimento das denominações evangélicas e neo-pentecostais. “Porém, ainda que os valores da fé católica tenham moldado o coração e o espírito brasileiros, hoje se observa uma crescente influência de novos elementos na sociedade, que há algumas décadas eram-lhe praticamente alheios. Isso provoca um consistente abandono de muitos católicos da vida eclesial ou mesmo da Igreja, enquanto no panorama religioso do Brasil, se assiste à rápida expansão de comunidades evangélicas e neo-pentecostais”, disse.

Os motivos para o abandono da fé católica foi apontada por Bento XVI. “Em certo sentido, as razões que estão na raiz do êxito destes grupos são um sinal da difundida sede de Deus entre o vosso povo. É também um indício de uma evangelização, a nível pessoal, às vezes superficial”, indicou o papa. E prosseguiu com direcionamento claro aos bispos, “… a Igreja católica no Brasil se empenhe numa nova evangelização que não poupe esforços na busca de católicos afastados bem como daquelas pessoas que pouco ou nada conhecem sobre a mensagem evangélica, conduzindo-os a um encontro pessoal com Jesus Cristo, vivo e operante na sua Igreja”, conclamou o pontifície.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles